Prefeito visita Estação do Piraí para tratar de soluções imediatas sobre abastecimento do município

Prefeito visita Estação do Piraí para tratar de soluções imediatas sobre abastecimento do municípioO Prefeito Geraldo Garcia esteve no Centro de Captação de Água do Rio Piraí, nesta quinta-feira (22), ao lado do superintendente do SAAE Salto, Pérsio de Paula, para visitar o local — que é responsável pelo abastecimento de 80% da cidade – e tratar de soluções emergenciais para o abastecimento de água à população.

Segundo o Prefeito, algumas adequações devem ter resultados em pouco tempo, principalmente, na região do Jardim Santa Marta. O Superintendente do SAAE, neste sentido, explicou que, naquela região, foi instalada uma bomba que dobrou a capacidade do reservatório.

Além disso, nesta semana, foi realizado um sistema de setorização, que faz com que o reservatório atenda apenas aos moradores do Santa Marta. “O reservatório do Santa Marta não é tão grande, então, atuamos em duas frentes em relação ao bairro: a instalação da nova bomba e o sistema de setorização. São medidas emergenciais e que vão ajudar muito a conter a falta d´água”, comenta Pérsio.

Outro problema, acrescenta o chefe do Executivo, está relacionado à coloração da água na região noroeste, abastecida pelo ETA do João Jabour, cujas providências já estão sendo tomadas.

Segundo Pérsio, a coloração não representa nenhuma contaminação química ou biológica, mas a situação é ruim e precisa ser remediada. “Uma equipe está realizando limpeza nos poços de captação de água que estavam repletos de areia e interferiam na capacidade das bombas. São providências que estamos realizando”, concluiu, ao acrescentar que alguns motivos justificam tal aparência.

Pérsio enumera os seguintes fatores responsáveis pela coloração da água: excesso de manganês na água (o SAAE já está utilizando o poliortofosfato para reduzir esse excesso); a sujeira arrastada do fundo dos reservatórios quando o nível de água diminui (foi o que ocorreu no último domingo devido ao alto consumo); em caso de manutenção da rede, que quando concluída a pressão, retorna e arrasta incrustações das paredes da tubulação. “Vale lembrar que apesar da coloração, não existe nenhum problema químico ou biológico na água, pois ela sai da ETA João Jabour translúcida e atendendo todas as portarias. E apesar destas providências que estamos tomando em relação a este assunto, sei que a má aparência realmente é ruim e caso persista, por favor, peço para que o morador comunique imediatamente o SAAE”, informou o Superintendente.

Conscientização

O Prefeito lembrou também que são poucos dias de administração e muitos assuntos para serem resolvidos. “São apenas 50 dias de administração e o SAAE, assim como os demais setores da Prefeitura, não estava em boas condições. Mas nós estamos trabalhando e estamos com algumas soluções emergenciais”, ressalta Geraldo.

A maior preocupação, avalia o Prefeito, é com o Carnaval, quando o consumo acaba aumentando. “A Prefeitura de Salto precisa fazer a sua parte e estamos fazendo, mas pedimos à população que também consuma com consciência. Temos o feriado de Carnaval agora e dias muito quentes, então, peço encarecidamente para que a população nos ajude não desperdiçando água. Vamos trabalhar juntos nesse assunto”, concluiu o chefe do Executivo.