Prefeito e secretário vistoriam início das obras na ponte da avenida Getúlio VargasO Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, esteve na manhã desta quarta-feira (23), juntamente com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique, e realizaram uma vistoria no início das obras na ponte da avenida Getúlio Vargas. O superintendente do Saae Salto, Pérsio de Paula, também acompanhou a vistoria.

A empresa G2O Gerenciamento e Obras Ltda, que será responsável pelo reforço e recuperação da ponte sobre o córrego D’Ajudante, começou a realizar a fundação para análise da profundidade do dano causado à ponte. A empresa, contratada em caráter emergencial previsto em lei, terá 180 dias para conclusão das obras, e o valor estimado é aproximadamente R$ R$620 mil.

Durante a vistoria, o Prefeito Geraldo Garcia lembrou a agilidade e integração entre as secretarias ao interditar parte da ponte, que corria o risco de ceder. Na ocasião, o Departamento de Trânsito ofereceu uma rota alternativa aos motoristas que passam pela região no sentido bairro-centro.

“Quando os técnicos anunciaram que o problema da ponte era mais sério que o previsto e que tinha o risco de ceder, imediatamente, as Secretarias de Obras e Serviços Públicos e do Desenvolvimento Urbano juntamente com o Departamento de Trânsito interditaram parte da ponte e sinalizaram o local. Com isso, iniciamos o processo de contração emergencial, que foi necessário e hoje a empresa inicia os primeiros trabalhos” disse o Chefe do Executivo.

O problema encontrado foi de que o curso d’água tem afetado a estrutura da ponte ao longo dos anos, fazendo com que o muro de arrimo que sustenta a cabeceira cedesse. Com isso, parte do asfalto da avenida já foi afetado. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique, a obra será acompanhada de perto pela equipe técnica da Secretaria. “Esta obra de reforço e recuperação da cabeceira da ponte tem o prazo de 180 dias para ser concluída. No entanto, vamos acompanhar e tentar dentro das possibilidades, sempre prezando a segurança de quem passa por aqui, diminuir este prazo e antecipar a entrega para 120 dias”, disse o secretário.

Cetesb

Durante a visita ao início da manutenção da ponte, o Prefeito Geraldo Garcia, aproveitou para se certificar sobre a espuma que se encontra no Córrego d’ Ajudante. “Mais uma vez, a cidade está sendo afetada pelo descaso de outros municípios. Assim como no caso do Rio Tietê, estou acionando a Cetesb sobre a espuma que está no córrego e que certamente é proveniente da poluição trazida por outros municípios”, disse.