SAAE realiza com sucesso limpeza das caixas d’água da ETA João Jabour

SAAE realiza com sucesso limpeza das caixas d’água da ETA João JabourA limpeza das caixas d’água da Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, que abastece a região noroeste, foi um sucesso, na avaliação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto. Durante a ação, a equipe retirou muito ferro e lodo acumulado ao longo dos anos. Além disso, efetuou serviços importantes para o aumento da captação de água, como a mudança da localização do cano de evasão da água.

O serviço executado pelo SAAE, entre domingo e segunda-feira, é a terceira de quatro etapas no processo de melhoria da qualidade da água e do abastecimento na região noroeste. A limpeza começou pontualmente às 22h de domingo, quando o registro de água das residências deveria ser fechado, e foi encerrada às 20h. Pouco antes desse término, os técnicos realizaram uma descarga para limpar o encanamento de todos os bairros da região. A medida foi repetida no Condomínio Haras São Luiz e nos bairros São Judas e São João, na terça-feira (29).

O nível da caixa d’água foi reabastecido para, posteriormente, voltar o fornecimento aos moradores. Nas residências, foi necessário que a torneira escoasse água por alguns minutos. “A medida é importante para o melhor aproveitamento da limpeza, para a água com resíduos da limpeza que ficou no encanamento seja escoada”, ressalta o superintendente do SAAE, Pérsio Paula.

Segundo ele, a limpeza não apenas levará água de mais qualidade aos moradores da região noroeste, como ampliará a capacidade de abastecimento. “Durante o serviço, efetuamos a mudança na altura do cano, que era muito baixo e, quando a água baixava, pegava lodo. Agora, a altura aumentou e não chegará mais lodo nas residências”, explica.

Outras mudanças

A limpeza é a terceira etapa de um processo de mudanças que envolvem quatro importantes ações, destaca Pérsio Paula. A primeira é o projeto feito para melhorar o sistema de distribuição da região noroeste. Neste ponto, uma equipe de técnicos químicos passa a atuar 24 horas no local. Antes, esse trabalho existia apenas na ETA Bela Vista.

A segunda etapa foi a busca por produtos químicos para tratamento que se adequassem à água captada do ribeirão Buru. Os produtos foram devidamente testados e, com isso, a água passou a ter mais qualidade.

A próxima e última etapa será a implantação de um novo decantador, que aumentará em 33 metros cúbicos o volume de água para distribuição, passando de 60 litros por segundo para 80 litros por segundo.