SAAE conclui a primeira etapa da substituição das bombas no Piraí antes do prazo previsto

SAAE conclui a primeira etapa da substituição das bombas no Piraí antes do prazo previstoO SAAE Salto finalizou logo no início da tarde desta terça-feira (24) a primeira etapa da troca das bombas de captação de água do Piraí. O prazo inicial para o término dos serviços era as 18h, mas o trabalho foi concluído antes do que estava programado.

O superintendente do SAAE, Pérsio Augusto de Paula destacou o empenho dos funcionários envolvidos na operação e disse também que a estação de captação de água teve que permanecer fechada durante o serviço por conta de questões de segurança.

“Primeiramente tenho que parabenizar a equipe que trabalhou nessa primeira etapa da substituição das bombas. Eles se empenharam ao máximo para terminar o serviço bem antes do prazo programado. Vale ressaltar que nós tivemos que fechar a estação durante a operação realizada na estação do Piraí, porque foram realizados deslocamentos de peças pesadas, com equipamentos de solda, rompedores e pontes rolantes, com alta voltagem de energia elétrica envolvida”, informou o superintendente da autarquia.

Ao todo estão sendo investidos R$ 800 mil, transformando o sistema numa estação totalmente automatizado, moderno, confiável e econômico. O abastecimento de cerca de 85% imóveis da cidade já foi religado e a água deve voltar às torneiras de todas as casas ainda hoje.

As cinco bombas, das duas linhas existentes na estação, estão sendo substituídas por novos equipamentos que consomem menos energia, o que vai proporcionar uma economia de R$ 400 mil ao ano. Além das bombas, também foi substituído o painel de controle, o modo de alimentação elétrica das bombas e foi feita a instalação de registro duplo na tubulação de envio de água para a cidade.

Para o superintendente do SAAE essa primeira etapa do serviço foi feita dentro das expectativas e a captação passará a contar com bombas de maior capacidade e confiabilidade técnica, modernizando um sistema antigo e pouco eficiente.

“As bombas que estão sendo instaladas possuem ótima capacidade de captação de água e consomem menos energia do que as atuais. O novo painel de controle é totalmente automatizado, substituindo o antigo que era manual, o que garante ao SAAE uma atuação instantânea nos eventos. Agora, a alimentação elétrica das bombas passa a ser com fiação aérea, através de uma calha no teto, de modo a evitar que uma inundação como a ocorrida na ETA João Jabor recentemente, afete os equipamentos elétricos. Além disso, os registros estão preparados para receber automação futura, de modo a propiciar uma operação a distância”, disse o superintendente.

A substituição efetiva das bombas será feita em duas etapas. A primeira delas foi nesta terça-feira (24) e a segunda será no dia 08 de maio. Os técnicos do SAAE farão o desligamento do sistema de captação para a troca das bombas às terças-feiras porque é o dia da semana em que o consumo de água na cidade é menor, em comparação aos outros dias.