SAAE fará a segunda fase da troca de bombas no Piraí no dia 22 de maio

SAAE fará a segunda fase da troca de bombas no Piraí no dia 22 de maioA equipe técnica do SAAE programou a segunda etapa da substituição das bombas de captação água do Ribeirão Piraí para o próximo dia 22 de maio. Vale lembrar que a primeira fase da troca dos equipamentos foi feita no último dia 24 de abril.

Inicialmente, essa segunda etapa da troca dos equipamentos estava agendada para esta próxima terça-feira, dia 08, mas foi adiada com o objetivo de rever a estratégia utilizada, de modo a minimizar o impacto na cidade, principalmente nos bairros mais afetados na semana do dia 24 de abril.

Vale ressaltar que SAAE disponibilizará caminhões pipa no dia do serviço, que ficarão disponíveis até o total restabelecimento do fornecimento de água à população. Os técnicos da autarquia destacam também que o impacto no fornecimento de água nos bairros mais altos da cidade, de pelo menos dois dias, é praticamente inevitável.

Os técnicos do SAAE estão realizando o desligamento do sistema de captação para a troca das bombas às terças-feiras, porque é o dia da semana em que o consumo de água na cidade é menor, em comparação aos outros dias.

Para o superintendente do SAAE, Pérsio Augusto de Paula, essa segunda etapa da substituição das bombas do sistema de captação de água do Piraí deverá ter menor impacto na distribuição de água na cidade, visto que o serviço mais complexo já foi realizado na primeira fase, realizada no último mês.

“Fizemos um reagendamento dessa segunda etapa, justamente para minimizar o impacto na cidade, principalmente nos bairros mais afetados na primeira fase. Por isso pedimos a todos que poupem água durante o trabalho, uma vez que a demora da chegada da água nos bairros mais altos depende da rede cheia e a utilização em excesso na parte baixa, ou seja, de quem recebe a água primeiro, prejudica toda a região”, afirmou o superintendente.

Ao todo estão sendo investidos R$ 800 mil, transformando o sistema numa estação totalmente automatizada, moderna, confiável e econômica. As cinco bombas, das duas linhas existentes na estação, estão sendo substituídas por novos equipamentos que consomem menos energia, o que vai proporcionar uma economia de R$ 400 mil ao ano. Além das bombas, também foi substituído o painel de controle, o modo de alimentação elétrica das bombas e foi feita a instalação de registro duplo na tubulação de envio de água para a cidade.

Além disso, o SAAE estuda também a possibilidade de, dando continuidade ao programa de lavagem dos reservatórios da cidade, lavar no dia 22 mais dois reservatórios, de modo a evitar novas paradas no abastecimento em determinadas regiões.