Novo Centro de Controle Operacional do SAAE já está em funcionamento

Novo Centro de Controle Operacional do SAAE já está em funcionamentoEntrou em funcionamento no SAAE, na manhã desta segunda-feira (07), a primeira fase do novo Centro de Controle Operacional – CCO, que vai automatizar e centralizar toda a operação de distribuição de água na cidade. Agora, com a operação do CCO, é possível acompanhar os níveis dos reservatórios da cidade “on line“, de modo a atuar imediatamente a partir da identificação de qualquer anormalidade.

O início das atividades dessa primeira etapa do centro de controle contou com a presença do Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, do superintendente do SAAE, Pérsio Augusto de Paula, do Presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, dos vereadores Álvaro Pacheco, Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, Cícero Landim e Edemilson Pereira dos Santos, de secretários municipais, servidores da autarquia e da família do engenheiro Carlos Augusto Mancilha Neves, que foi homenageado dando seu nome ao CCO.

Segundo o superintendente do SAAE, até hoje o sistema funcionava de maneira arcaica, com um colaborador 24 horas por dia percorrendo de carro todos os reservatórios da cidade. “Até hoje havia a necessidade de um profissional percorrendo todos os reservatórios, para checar os níveis de água, numa ronda que leva cerca 2h30, acarretando atrasos na atuação quando da ocorrência de problemas. Agora, com o CCO em funcionamento, será possível acompanhar os níveis através de um sistema de monitoramento à distância, o que vai agilizar a tomada de decisões no caso do surgimento de alguma ocorrência”, informou o superintende.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Geraldo Garcia parabenizou toda a equipe do SAAE pelo empenho no abastecimento de água da cidade e os parabenizou pela conquista desse novo equipamento, que já está à disposição de todos. “Gostaria de destacar o empenho de toda a equipe do SAAE, que agora conta com essa importante ferramenta de controle dos reservatórios da cidade. Além disso, nada mais justo o nome que foi dado a esse centro de controle, pois o engenheiro Carlos Augusto foi uma pessoa que se dedicou ao máximo para o fornecimento de água na cidade”, finalizou o Prefeito.

Na segunda etapa, que deverá ser entregue em 40 dias, será possível fazer o acompanhamento também das vazões de entrada e saída de cada reservatório, possibilitando a identificação de problemas provenientes de alguma falha na alimentação dos reservatórios ou na distribuição.

Ainda haverá a implantação de uma terceira etapa, que deverá acontecer em 2019, quando, via CCO, será possível realizar a ligação ou o desligamento de bombas e registros, possibilitando atuação totalmente automatizada, atingindo o objetivo final de controle de toda operação.