Monitoramento via CCO evita invasão de casa de bombas do SAAE

Monitoramento via CCO evita invasão de casa de bombas do SAAEO Centro de Controle Operacional do SAAE, que entrou em funcionamento nesta semana evitou que invasores prejudicassem o funcionamento da casa de bombas do reservatório do Nova Era.

Na noite desta quinta-feira, por volta das 21h40, o funcionário do SAAE que estava de plantão no CCO, notou uma anormalidade nos níveis de água do reservatório e se dirigiu ao local. Chegando lá ele se deparou com duas pessoas, que ao notarem sua presença, se evadiram. A Guarda Civil Municipal foi acionada, compareceu ao local, mas os invasores não foram localizados.

Menos de uma semana após o início do seu funcionamento, o Centro de Controle Operacional, que faz parte do processo de automação e centralização de toda a operação de distribuição de água na cidade, mostrou eficiência no monitoramento e evitou danos na distribuição de água na região Noroeste.

Antes do funcionamento do CCO, um funcionário do SAAE percorria todos os reservatórios da cidade, numa operação que levava cerca de 2h30. Agora, através de painéis eletrônicos instalados na sede da autarquia, é possível monitorar os níveis dos reservatórios e agir rapidamente quando da ocorrência de fatos como o desta noite.

Para o superintendente do SAAE, Pérsio Augusto de Paula em menos de uma semana de funcionamento, o CCO mostrou sua eficiência ao evitar que possíveis danos fossem causados no Nova Era. “Graças ao Centro de Controle não tivemos maiores problemas na distribuição de água para a região abastecida pela caixa do Nova Era. O nosso funcionário agiu rapidamente ao constatar que havia um problema nos níveis daquele reservatório”, informou o superintendente.