Abastecimento é restabelecido em menos de 24 horas após operação de troca de bombas

Abastecimento é restabelecido em menos de 24 horas após operação de troca de bombasO Saae Salto retomou, em menos de 24 horas, o abastecimento de água em toda cidade, após o início da segunda etapa da operação de troca das bombas da estação de bombeamento de água do ribeirão Piraí, responsável pelo abastecimento de 85% do município.

As 6h desta terça-feira (22) as bombas de captação de água foram desligadas e a previsão da equipe técnica do Saae era de que o abastecimento fosse normalizado, nas partes baixas dos bairros, na quarta-feira pela manhã, na quarta à noite na região média e na quinta-feira à noite, nas partes altas dos bairros, porém às 4h da manhã desta quarta-feira, toda a cidade já estava com água nas torneiras.

De acordo com o superintendente do Saae, Pérsio Augusto de Paula, o sucesso da operação se deu por conta de todo o planejamento que a equipe técnica da autarquia realizou antes de desligar o sistema de captação.

“Nós fizemos um planejamento, levando em conta, inclusive, as previsões meteorológicas para realizar essa segunda fase da troca das bombas. Uma das ferramentas imprescindíveis para o êxito na operação foi o Centro de Controle Operacional, que nos auxiliou na realização de manobras para estabilizar os níveis de todos os reservatórios da cidade na volta do abastecimento”, disse o superintendente.

Durante todo o período de interrupção, o Saae disponibilizou caminhões pipa, para minimizar os impactos causados pela interrupção momentânea do abastecimento. Ao todo foram 21 solicitações de caminhões pipa, em casos pontuais, de residências que tiveram problemas no armazenamento. Esses pedidos foram feitos dos bairros Jardim das Nações, Jardim Cidade II, Marechal Rondon, Residencial Laguna, Nair Maria e Jardim Celani.

Na manhã desta quarta-feira (23), o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia esteve na estação de captação de água, acompanhado do superintendente do Saae, para conferir o funcionamento dos novos equipamentos e também para parabenizar os técnicos responsáveis pela operação.

“Nada mais justo do que virmos até aqui para parabenizar os técnicos que trabalharam nesta operação, que foi um sucesso, pois o abastecimento foi retomado muito antes do prazo previsto. As novas bombas já estão trabalhando a todo vapor para que não falte água nas torneiras das pessoas”, disse o chefe do Executivo.

Troca das bombas

Ao todo estão sendo investidos R$ 800 mil, transformando o sistema numa estação totalmente automatizada, moderna, confiável e econômica. As cinco bombas, das duas linhas existentes na estação, foram substituídas por novos equipamentos que consomem menos energia, o que vai proporcionar uma economia de R$ 400 mil ao ano. Além das bombas, também foram substituídos os painéis de controle, o modo de alimentação elétrica das bombas e a instalação de registro duplo na tubulação de envio de água para a cidade.