SAAE instala novos hidrômetros e aplica multas para reduzir perda de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto aplicou 130 multas referentes a ligações clandestinas de águas ao longo do ano de 2018 e tem intensificado a fiscalização com o objetivo de reduzir o índice de perda de água. Segundo a Associação Internacional da Água, definem-se perdas como “toda perda real ou aparente de água ou todo o consumo não autorizado que determina aumento do custo de funcionamento ou que impeça a realização plena da receita operacional”.

O SAAE de Salto estima que as perdas no município chegam a 40%, contabilizando todo o sistema de abastecimento (captação, adução, tratamento e distribuição). Um dos motivos de perda é a ligação direta ilegal no sistema de abastecimento, caracterizando furto.

Entre estas infrações estão: I – intervenção de qualquer modo nas instalações dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; II – ligações clandestinas de qualquer canalização à rede distribuidora de água e coletora de esgotos; III – violação ou retirada de hidrômetro, lacre ou de limitador de consumo; IV – Interconexão da instalação com canalizações alimentadas com água não procedente do abastecimento público; V – utilização de canalização ou coletor de uma instalação predial para abastecimento de água ou coleta de esgoto de outro imóvel ou economia; VI – uso de dispositivos, tais como bombas ou ejetores, na rede distribuidora ou ramal predial.

Além disso o SAAE vem instalando hidrômetros em todos os prédios públicos, e neste ano mais 2 hidrômetros foram implantados, onde antes o consumo era considerado como perda. Com isso, o uso da água agora é contabilizado, reduzindo a porcentagem de perda e fazendo com que os consumidores usem a água com mais consciência, já que o uso da água, a partir da instalação do hidrômetro, está sendo medido e contabilizado.