Salto conta, desde 2007, com uma autarquia para gerir a água e o esgoto

Desde 2007, na gestão do ex-prefeito Geraldo Garcia, a cidade conta comum uma autarquia para gerir os serviços de água e esgoto.

Autarquia é uma entidade de direito público da administração indireta, como prevê a Lei Municipal nº 2813/2007, de 16 de maio de 2007.

Antes, a gestão da água e do esgoto em Salto era feita por meio de um Departamento de Água e Esgoto.

A lei aprovada pela Câmarapermitiu ao SAAE maior autonomia para agir, para ter sua própria vida financeira, para traçar suas ações com maior velocidade e sem depender dos trâmites próprios de um Poder Público.

Sendo assim, o SAAE passou a contar com gestão e recursos próprios e com um superintendente responsável, que se reporta diretamente ao prefeito, sem depender do aval de secretários.

Todo o recurso oriundo das receitas do SAAE com o tratamento de água e afastamento de esgoto, fica na própria autarquia e é aplicado na melhoria e ampliação do sistema como um todo.

Sua administração é exercida por uma Diretoria nomeada por ato do prefeito municipal.

Objetivo – O objetivo do SAAE é manter um constante aperfeiçoamento técnico, para a completa satisfação da população.

Suas maiores preocupações, dentre tantas outras, são com relação:
– à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água;

– à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município;

– ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados;

– à implantação de programas e sistemas de informática, visando a otimização dos procedimentos internos;

– à racionalização no uso dos recursos financeiros, procurando sempre respeitar o dinheiro público.

Em síntese, o SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto é um órgão público comprometido com o saneamento básico, procurando levar saúde e bem-estar à toda população.

 SAAE ocupa prédio da Rua 9 que abrigava a Prefeitura até 2020

 

Há mais de 90 anos começava a luta de Salto por um sistema de água tratada

Até o começo do século XX, por seu tamanho, população e particulares, Salto não possuía um sistema de coleta, tratamento e distribuição de água.

Sendo assim, os esforços para Salto ter sua rede própria de captação, tratamento e distribuição de água potável rementem ao começo do século XX.

Todavia, a cidade começou a contar com água, segundo o historiador Ettore Liberalesso, em seu livro “Salto: história, vida e tradição”, entre 1911 e 1912.

E isso graças à criação da Empresa de Água e Esgotos de Salto S/A em 1912.

Já naquela época, segundo o historiador, se decidia buscar a água do Ribeirão “Piraizinho”, que seria de muito melhor qualidade que a do Jundiaí.

O SAAE de Salto, durante anos, era um departamento da Secretaria de Obras.

Desde 2007, quando foi transformado em autarquia, o SAAE ocupou alguns prédios em Salto.

Ele funcionou na Rua Quintino Bocaíuva, 500 e depois na Rua Dr. Barros Júnior, 165.

Em 2020, com a Prefeitura de Salto sendo transferida para o prédio da Abadia de São Norberto, o prédio da Rua 9 de Julho, 1053, foi ocupado pela Autarquia, gerando economia com o aluguel do antigo imóvel e facilitando o atendimento da população, além de oferecer mais conforto aos servidores.

O SAAE tem atualmente  214 colaboradores.

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