ÁGUAS DE MARÇO: Veja índice de chuvas do mês que terminou

De acordo com a medição do posto pluviométrico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, Salto registrou 93,7 milímetros de chuvas ao longo do mês de março. É o segundo menor índice para o mês desde 2018 – apenas em março de 2020 houve uma precipitação pluviométrica menor, com 60,1 mm.

Nos outros anos a partir dos quais se tem registro, esse volume de chuvas ficou sempre acima dos 110 milímetros. Para efeito de comparação, em março de 2019 choveu 245,1 mm – quase o triplo do mês que terminou ontem.
Apesar da relativa escassez de chuvas em março deste ano, os mananciais que abastecem a nossa cidade, os ribeirões Piraí e Buru, mantêm bons níveis de água nesta segunda-feira (1) e a captação para tratamento está acontecendo com vazão plena!
Reforçamos, porém, que o uso consciente da água deve ser buscado constantemente, em períodos de estiagem ou não.

Para dicas de economia no dia a dia, acesse https://saaesalto.sp.gov.br/…/dicas-para-voce…

COMO É FEITA A MEDIÇÃO – A verificação do volume de chuva é feita todos os dias, às 7 horas da manhã, por técnicos do SAAE na ETA Bela Vista através de coleta em uma proveta de medição.

Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado – 1 milímetro de chuva em 24 horas em uma localidade significa, portanto, que em cada metro quadrado dela caiu 1 litro de água.

Os relatórios com a anotação das chuvas são entregues posteriormente pelo SAAE ao Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH) do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo.