Convênio firmado com a UNICAMP privilegia nossa cidade

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto firmou o convênio com a UNICAMP, a fim de realizar o estudo de tratabilidade da água do Rio Jundiaí. O convênio é um ajuste entre o ente público e a instituição convenente com o objetivo de realizar uma finalidade pública comum, mediante mútua colaboração. A possibilidade de celebração de convênios está prevista no art. 116 da Lei n. 8.666/93 e art. 21 e seguintes do Decreto Municipal nº 8.360/2009.

Serão 26 meses de estudos que resultará numa ferramenta de tomada de decisão, orientada para a segurança do abastecimento de água, onde serão realizados os estudos de tratabilidade, concepção e a definição do Projeto Básico da ETA, além de orientar o gerenciamento de resíduos da ETA, contemplando o Sistema de Tratamento de Lodo e sua destinação final ambientalmente adequado.

Vale ressaltar que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrou na lista das universidades com melhor reputação do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) World Reputation 2020 e essa parceria trará alguns pontos importantes: obter o produto final através da cooperação, a qualificação dos nossos profissionais da área técnica, que estarão junto a equipe de pesquisadores e profissionais da Universidade e a utilização dos laboratórios de pesquisa do Instituto de Química da UNICAMP, para a realização de métodos analíticos de alta tecnologia e desempenho.

O valor desse projeto será de R$240 mil reais, divididos em 24 meses (10 mil/mês). O desembolso só será realizado com a apresentação de relatórios técnicos mensais, que serão avaliados e monitorados por uma Comissão de Monitoramento SAAE – UNICAMP.

As parcerias fechadas entre as instituições públicas são menos onerosas para o município. Exemplo disso, um estudo semelhante orçado em 2019, se fosse contratado, geraria um dispêndio de cerca de R$ 800 mil reais, valor esse sem contemplar o estudo de tratabilidade e manual de operação.

Essa análise vai nos mostrar qual a melhor tecnologia disponível visando custo e qualidade da água para abastecer a nossa cidade.

Tal decisão tem por base respeitar os princípios da eficiência, eficácia e economicidade na administração pública, em que se busca os melhores resultados com o menor custo possível.

Um rio, como o Jundiaí, com classificação 3 apresenta concentrações de diversos parâmetros, diferentes da classe 2, o que justifica a necessidade de um tratamento mais especializado.

Fonte: https://terratavares.com/noticia/15035/convenio-firmado-entre-o-saae-salto-e-universidade-de-campinas-privilegia-nossa-cidade.html