Metodologia ACERTAR: SAAE recebe auditores e fiscais da ARES-PCJ

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto recebeu ontem (16) a visita de auditores de uma empresa de consultoria contratada pela ARES-PCJ, que enviou também dois fiscais, para a verificação in loco dos procedimentos referentes à implantação da Metodologia Acertar na autarquia.

Dentre os 45 parâmetros testados na visita pelos auditores estão, por exemplo, o cadastro das redes de água e esgoto da cidade, compras e suprimentos, a estrutura laboratorial para controle de qualidade, onde eles puderam checar de perto os insumos e aparelhos que fazem as análises, e o módulo contábil utilizado no SAAE.

A auditoria foi realizada para atestar a confiança das informações que já estão sendo enviadas remotamente pela autarquia desde o início deste ano, através de uma plataforma específica, à ARES-PCJ, que é quem implementa o ACERTAR nas prestadoras de serviços de saneamento que a agência regula no Estado.

A metodologia é implementada em longo prazo, por ciclos, até chegar à certificação e ranqueamento dos municípios com notas de 1 a 7. De caráter instrutivo, ela serve também como norteamento de práticas que podem ser aperfeiçoadas e trará com o tempo maior eficiência aos processos internos do SAAE, além de credibilidade para a obtenção de recursos e investimentos.

A Metodologia ACERTAR – Instituída pela Portaria Federal nº 719 de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação e o Ministério das Cidades. Ela foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de auditoria e certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento – SNIS, com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.