Reservatórios serão fechados nesta sexta (11) para troca de registro na Rua Rio Branco

Suspeita é que equipamento, muito antigo, esteja causando o desabastecimento da região central

Equipes do SAAE localizaram nesta quinta-feira (10) um registro de água muito antigo na Rua Rio Branco, na altura do n° 625, que estava travado devido a incrustações. Instalado há décadas na principal tubulação que abastece a região, a suspeita do SAAE é que o equipamento seja o responsável pela queda de pressão e falta d’água que vem sendo registradas em ruas do Centro.

O SAAE vai fazer a troca dele amanhã, com o corte da rede de ferro, a remoção do registro velho e a instalação de um novo. Para a execução segura do serviço, porém, será necessária que a tubulação esteja completamente seca – assim, os reservatórios elevado e apoiado da Sede serão fechados, assim como o reservatório do Jurumirim, que é abastecido pelo apoiado.

A previsão é que toda a operação – incluindo o serviço de troca em si, testes e o enchimento das caixas – dure das 8 da manhã às 16 horas. Veja abaixo a lista de bairros afetados.

SONDAGEM DA REDE – A descoberta é resultado de uma exaustiva varredura que servidores técnicos e operacionais do SAAE fazem na região há cerca de 10 dias, desde que os primeiros relatos de falta d’água nos imóveis começaram a surgir.

O trabalho se concentrou na caça de vazamentos, com uso do aparelho geofone, e no conserto deles; sondagens de dezenas de PVs (poços de visita) e galerias; localização e, se necessária, a substituição de registros; e descargas da rede, para a eliminação de possíveis bolsões de ar na tubulação.

Com essas intervenções, está havendo melhoras graduais da situação em trechos das ruas afetadas, como a Rio Branco, onde parte dos imóveis já estão registrando entre 10 e 14 m.c.a (metros de coluna d’água) de pressão. Caminhões-pipa continuam sendo enviados para o abastecimento emergencial dos moradores.

Bairros que terão o abastecimento de água interrompido amanhã (11).

RESERVATÓRIO SEDE: Centro, Vila Nova, Barra do Tietê, Porto Góes, Jardim Barcella, Jardim Rio Branco, Jardim Maria José, Jardim Servilha, Jardim São Francisco, Vila Henrique, Vila Roma, Vila Nova, Vila Ideal, Vila Romão e Vila Teixeira.

JURUMIRIM: Estação, Santo Estefano, Itaguaçu, Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque e Madre Paulina.

O SAAE recomenda reserva de água nas caixas residenciais e uso prudente ao longo do dia. Emergências e casos excepcionais devem ser informados pelo telefone 0800 7796 300.