SAAE de Salto cria plano para enfrentar estiagens e busca alternativas para as próximas décadas

SAAE de Salto tem plano de estiagem
Estudo feito e autorizado pela Cetesb permitirá usar água das lagoas em situações críticas para ajudar o Ribeirão Piraí

Oferecer água tratada e de qualidade, de forma ininterrupta para a população de Salto exige trabalho e planejamento

Salto enfrentou nos últimos anos, como em 2018 e em 2019, momentos difíceis de estiagem.

A falta de chuvas afetou os mananciais que atende a cidade e dificultou o fornecimento de água para a população por alguns períodos.

Diante disso, o SAAE, conforme exige o prefeito Geraldo Garcia, tem buscado alternativas para poder enfrentar as estiagens.
Nesse sentido, Pérsio Augusto de Paula, superintendente, afirma que ao lado da equipe do SAAE de Indaiatuba, conseguiu autorização junto à Cetesb de Jundiaí para que as duas cidades possam, em situações emergenciais e pontuais, usar a água que existe em lagoas de uma propriedade particular próxima ao Ribeirão Piraí.
Os lagos formados por água de boa qualidade ao lado do ribeirão – de uma área particular na divisa entre as duas cidades – abastecidos inclusive por lençóis freáticos, têm de 10 a 20 metros de profundidade e poderão auxiliar Salto e Indaiatuba em situações emergenciais.
Além da possibilidade de usar a água dessas cavas da extração de areia, o SAAE de Salto está concluindo, com sua equipe técnica, um plano para recuperar uma lagoa existente na região do Ribeirão Buru, na divisa com Elias Fausto, para auxiliar a cidade, garantindo o nível do Ribeirão Buru. “Todas essas ações fazem parte de um plano para emergências visando garantir o conforto e o direito de todos de ter água em sua casa”, explicou.

Caixa d´água Social – O SAAE tem, desde o ano passado, o programa de fornecimento de caixa de água para as famílias com renda baixa, visando auxiliá-las a enfrentar momentos de suspensão do abastecimento de água, conforme previsto em lei aprovada pela Câmara.
As famílias podem se cadastrar e pedir o kit com os equipamentos e a caixa de água e pagar de forma parcelada em sua conta de água, inclusive com desconto, conforme cada caso.

Mais informações sobre esse projeto social do SAAE podem ser obtidas no balcão de atendimento à Rua Dr. Barros Júnior, 165 ou através do portal do SAAE na internet.
Acompanhe o SAAE na internet: www.saaesalto.sp.gov.br ou em www.facebook.com/SAAESalto.