EQUIPE PERCORRE JARDINS CELANI E ELIZABETH PARA DETECTAR VAZAMENTOS OCULTOS

Locais receberão monitoramento devido à suspeita de que estejam sofrendo perdas de água na sua tubulação

Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto está percorrendo desde segunda-feira, 18 de abril, o Jardim Celani e o Jardim Elizabeth em busca de vazamentos ocultos e perdas de água nesses bairros. Para a detecção dos possíveis vazamentos serão afixados, nos hidrômetros das residências, alguns sensores de ruído (chamados correlacionadores). Eles coletam com precisão vibrações anormais e enviam esses dados, por ondas de rádio, para um computador.

Dependendo da localização do hidrômetro, os trabalhadores do SAAE – que estarão devidamente uniformizados e com os seus crachás funcionais – precisarão acessar os quintais e áreas externas de algumas residências. A autarquia pede, portanto, a colaboração dos moradores dos bairros citados para a boa realização do serviço. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através dos telefones (11) 4602-6370 e 0800 7796 300.

GEOFONAMENTO – Os bairros Celani e Elizabeth receberão o monitoramento devido à suspeita de que estejam sofrendo perdas de água na sua tubulação; essa suspeita vem sendo observada pelo SAAE a partir de alterações incomuns nos níveis de água do reservatório que atende à região.

Os 25 correlacionadores ficarão instalados por vinte e quatro horas, separados um do outro por trechos de 100 metros – um sensor a cada sete casas, em média. Caso seja detectada alguma fuga de água, a equipe do SAAE utilizará então um aparelho de geofone no trecho específico da rua em que se localizou o vazamento. O geofonamento é feito após as 22 horas e madrugada adentro, geralmente, por causa da necessidade de silêncio.