SAAE FEZ MAIS DE 2.600 LIGAÇÕES DE ÁGUA DESDE 2021

Números mostram demanda crescente em Salto, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento

Trabalhador do SAAE faz corte na rua para passar nova ligação – Foto: Comunicação SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou um total de 2.653 ligações de água e 1.860 ligações de esgoto de 1º janeiro de 2021 a 26 de setembro de 2022 na cidade. Os números foram coletados da Estatística de Ordens de Serviço, mantida por sistema informatizado, e fazem parte de um monitoramento feito pela autarquia para adequação ao Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Salto, revisado em maio de 2021, que determina metas e estipula prazos para o seu cumprimento.

O Plano prevê a ligação de 20 mil novos ramais até 2040 para atender ao crescimento vegetativo de Salto, com a readequação gradativa das ligações antigas ao novo padrão, com caixa protetora aos hidrômetros para facilitar a leitura e manutenções.

O crescimento vegetativo aponta a tendência demográfica de uma população a partir do cálculo da taxa de mortalidade, natalidade e migração. Baseado nesse índice, está prevista no Plano Municipal de Saneamento a implantação, a longo prazo, de 80 novos quilômetros de rede de abastecimento de água, na área urbana e rural.

TIPO DE LIGAÇÃO 2021 2022 (até setembro) TOTAL
ÁGUA 1.530 1.123 2.653
ESGOTO 1.155 705 1.860

No entanto, para atender à crescente demanda por água é necessária, ainda segundo o documento, não só a ampliação, mas a modernização da rede de abastecimento de Salto, com a substituição gradual, até 2040, de 11.500 ligações antigas e de 100 mil metros de tubulação de material cerâmico por tubulação de PVC. O investimento necessário para essa modernização foi calculado em 21 milhões e 450 mil reais.

Ligações de água e esgoto no passeio são as mais comuns; em 2022, até agora, foram 676 – Foto: Comunicação SAAE

AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO – Também a implantação gradativa de mil ligações e 8 mil e 700 metros de rede coletora está entre as metas emergenciais, com prazo até 2023, para que o município alcance um índice de 97% de esgotamento sanitário das áreas urbanas. A longo prazo, o objetivo traçado no Plano é a implantação de 16 mil novas ligações e 43 mil e 900 metros de rede de coleta e tratamento até 2040, com valor de investimento estimado em 8 milhões e 450 mil reais.

O Plano indica ainda eliminação completa de ligações clandestinas de água da chuva na rede, o que causa entupimentos e transtornos como o vazamento do esgoto em ruas e dentro dos imóveis, assim como o inverso – as ligações de esgoto nas galerias pluviais, que acabam por contaminar rios e nascentes.

Somente neste ano, a equipe de hidrojato do SAAE já realizou 1.263 desobstruções de esgoto em Salto – uma média de quase cinco desobstruções por dia.