SAAE FINALIZA TROCA DE HARDWARES DE MONITORAMENTO DOS RESERVATÓRIOS

Sistema próprio abre mais opções de acompanhamento e manejo da água além de gerar economia à autarquia

O Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do SAAE concluiu a substituição da parte física do sistema de telemetria que faz o monitoramento dos 40 reservatórios que abastecem Salto. A troca dos componentes de hardware vinha sendo realizada paulatinamente desde o ano passado e foi finalizada na última sexta-feira (26), no reservatório elevado da Sede, com capacidade para 400 mil litros.

O novo conjunto piezométrico, alimentado por energia solar, é composto por um sensor que mede as oscilações do nível da água e transmite essas informações através de um modem instalado na própria estrutura do reservatório para o centro de monitoramento da autarquia, a cada 5 minutos. A equipe de ronda do SAAE e demais servidores envolvidos nesse acompanhamento recebem também os dados diretamente em um aplicativo no celular.

Essa troca dos componentes é apenas a primeira etapa da modernização do sistema de acompanhamento remoto dos reservatórios e de distribuição de água em Salto. O próximo passo será o desenvolvimento de um software, com novo layout e funcionalidades, em uma remodelação do que é utilizado atualmente.
A empresa de tecnologia que vai desenhá-lo e dar o suporte técnico para sua utilização já está contratada pelo SAAE, após licitação.

ACIONAMENTO REMOTO – A última etapa dessa modernização será, futuramente, a adequação de todos os equipamentos – bombas, registros, motores – para que possam ser acionados remotamente. Com essa automatização, um projeto do SAAE, será possível abrir e fechar um reservatório ou registro, diminuir ou aumentar a vazão de entrada e saída de água e realizar outras manobras com apenas um toque ou um clique, à distância.

ECONOMIA – Além da vantagem de abrir um leque maior de opções de monitoramento e manejo da água, a instalação de um sistema independente – próprio do SAAE – gera ainda uma economia anual de 100 mil reais à autarquia desde o encerramento do contrato com a antiga prestadora do serviço, em janeiro de 2021.

A maior parte desse conjunto de aparelhos que foram instalados nos reservatórios veio de uma contrapartida feita por empreendedor. Os piezômetros removidos serão reaproveitados na rede para o monitoramento inteligente da setorização que está sendo feita em Salto.