SAAE implanta fase de transição no racionamento de água em Salto

SAAE de Salto
Régua no ponto de captação mostra nível abaixo do normal, o que dificulta ainda mais a situação

Fase de Transição laranja/vermelha do Racionamento prevê 20h de abastecimento aberto e 28h de abastecimento fechado a partir de amanhã, dia 24, devido à queda na captação

A sala de situação do SAAE de Salto, em reunião na tarde desta quinta-feira, dia 23, decidiu implantar uma Fase de Transição laranja/vermelha, a partir de amanhã, dia 24. Nesta fase, o abastecimento ficará fechado durante 28h, enquanto os reservatórios ficarão abertos por 20h.
A medida é uma alternativa emergencial adotada pela equipe técnica do SAAE que antecede a implantação da fase vermelha (36h fechado o abastecimento e 12h aberto o abastecimento), que é a mais rigorosa do racionamento, que foi anunciada no final de junho em coletiva de imprensa.
É importante lembrar que da abertura dos reservatórios até a pressurização total da rede pode levar algumas horas, podendo o período sem água ser maior nas partes mais altas e nos finais de linha.
Conforme boletins meteorológicos, há a previsão de chuvas com mais intensidade a partir do dia 15 de outubro, apenas.
Além de aguardar chuvas em quantidade suficiente para recuperar os mananciais, o SAAE volta a alertar para a urgência da economia máxima de água por todos, afinal, o racionamento penaliza toda a comunidade.
Seca – O SAAE informa que os dois mananciais de Salto chegaram a níveis muito abaixo do normal, mesmo com a redução da captação. “Se a gente mantiver a coleta máxima, como em dias normais, em poucas horas a barragem seca”, apontou o grupo de trabalho do SAAE.
Dicas: O SAAE orienta o cidadão que não possui caixa de água em sua residência a implantá-la o quanto antes. A medida permite à família sentir menos o impacto do racionamento.
Outras medidas são: não desperdiçar água nunca e adotar outras medidas de economia.
Emergências devem ser informadas ao SAAE 0800-7796-300.
Siga o SAAE nas redes sociais. Clique aqui.