SAAE INICIA A TROCA DOS FILTROS DA ETA JOÃO JABOUR

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto iniciou no último sábado, 20 de agosto, a substituição do primeiro dos três filtros da ETA João Jabour. A empresa responsável pelo serviço, contratada após licitação, está trabalhando atualmente na remoção dos componentes do filtro antigo, saturados e avariados devido ao longo tempo de uso.

Os novos filtros são de tecnologia similar àquela utilizada no primeiro filtro reformado, em março deste ano, e que sozinho já trouxe um ganho importante de eficiência à estação, elevando a sua capacidade de tratamento para 90%.

TROCAS NO INVERNO – O SAAE programa trocar os outros dois filtros velhos da ETA na sequência deste, um de cada vez, para evitar ao máximo que haja desabastecimento na região noroeste. Dessa forma, enquanto um fica parado para obras, os três restantes seguem funcionando normalmente. Também por essa razão foi escolhida a estação do inverno para a reforma, período em que o frio leva naturalmente a uma diminuição do consumo de água.

Concluída toda a obra, cuja previsão de término é para a primeira quinzena de outubro, a expectativa é que a ETA João Jabour atinja todo o seu potencial e aumente, por consequência, a disponibilidade de água tratada para distribuição à região noroeste, abastecida pelo Ribeirão Buru.

INTERFERÊNCIA NO ABASTECIMENTO – A paralisação do filtro 3 enquanto durar a sua substituição, somada à baixa quantidade de chuvas registrada nos últimos dias, vai afetar a vazão de tratamento da ETA, o que pode eventualmente interferir também no abastecimento da região, afirma o diretor técnico do SAAE, Bruno Piva Pellis.

“Haverá um decréscimo da quantidade de água tratada e, com isso, fechamentos podem ter que vir as ser feitos. Essas paradas, em princípio, aconteceriam de maneira esporádica, pontual, mas caso haja a necessidade, o calendário de rodízio pode voltar a ser implementado”, alertou.

Todas as medidas referentes ao Plano de Rodízio, Contingência e Racionamento, com vigência até 31 de outubro, serão informadas à população e à imprensa pelo SAAE, que reforça o pedido de que a água seja usada com prudência e economia neste momento, apenas em atividades em que elas sejam realmente essenciais.