Salto teve outubro mais chuvoso em seis anos segundo medição do SAAE

Volume medido pelo SAAE foi muito além do esperado para a época

 Ao longo do mês de outubro, encerrado ontem, foram registrados 288,9 milímetros de chuvas em Salto segundo o posto pluviométrico do SAAE, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista. É o mês de outubro mais chuvoso em seis anos de medição, pelo menos. O acumulado em 2023, até o momento, é de 1.144,8 milímetros.

Foi uma quantidade muito além da esperada para o mês, tomando como parâmetro o que choveu na mesma época em anos anteriores. Esse histórico de sazonalidade, junto com o acompanhamento regular que faz das previsões dos institutos de meteorologia, ajuda o SAAE a formar estimativas sobre o efeito em curto prazo das chuvas nos níveis dos ribeirões e também no consumo de água na cidade, cujos picos acontecem em dias mais secos e de muito calor.

Chuvas em outubro nos últimos anos:

2018 – 148,5 mm

2019 – 9,6 mm

2020 – 56,9 mm

2021 – 110, 2 mm

2022 – 89,1 mm

2023 – 288,9 mm

Segundo o diretor do Departamento de Engenharia Técnica do SAAE, Caio César de Oliveira, esse grande volume de chuvas é positivo pois mantém os mananciais da cidade, Buru e Piraí, com ótimos níveis de água e a vazão de captação na capacidade máxima.

Por outro lado, explica Caio, elas aumentam a quantidade de partículas suspensas (matéria orgânica – algas, barro) que são levadas dos ribeirões até as ETAs, exigindo o uso de uma quantidade maior de produtos químicos para a coagulação e a desinfecção da água dentro da potabilidade exigida pelo Ministério da Saúde. “Isso, evidentemente, encarece o processo de tratamento, além exigir que a lavagem dos filtros e decantadores seja feita com uma frequência maior devido ao acúmulo mais rápido de lodo neles”.

Ao todo, choveu em 13 dos 31 dias de outubro, de acordo com a medição. A data em que mais choveu foi no dia 17: 49,5 milímetros. Vale destacar, no entanto, que essa é a data é da coleta, realizada todos os dias às 7 horas da manhã por servidores do SAAE. Essa quantidade de chuva pode, portanto, se referir em sua maior parte ao que choveu no dia anterior.