TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO TERÃO REAJUSTE DE 21,63% A PARTIR DE AGOSTO

Aumento  visa cobrir prejuízos causados pela inflação da energia elétrica e produtos utilizados no tratamento da água e pela inadimplência verificadas desde dezembro de 2019, ano da última correção

O superintendente do SAAE, Ernivan Balieiro, durante reunião que discutiu o reajuste nas tarifas de água e esgoto – Foto: Comunicação SAAE

O Conselho de Regulação e Controle Social de Salto (CRCS) aprovou por unanimidade, em reunião na última terça-feira (5) na Sala Paulo Freire, o parecer apresentado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) que propõe um reajuste de 21,63% nos valores das tarifas de água e esgoto cobradas no município e de 11,73% nos demais serviços prestados pelo SAAE (instalação de hidrômetros, religação de ramal, visitas técnicas e outros). Com isso, o valor mínimo de pagamento (consumo de 0 a 10 m³) da categoria residencial passa de R$ 45,36 para R$ 55,18 (veja no final do texto todas as categorias e tarifas).

O aumento nas tarifas, solicitado pelo SAAE à ARES-PCJ, tem o objetivo de corrigir o impacto financeiro sofrido pela autarquia com o aumento expressivo da energia elétrica, dos produtos químicos utilizados no tratamento da água (que subiram em média 60%) e da inadimplência, cujo prejuízo acumulado é de 12 milhões de reais. Vale ressaltar que a última correção de tarifas, de 9,75%, havia sido feita em 2019 – desde então os valores estavam congelados por causa da pandemia. Os cortes de água por falta de pagamento também ficaram suspensos de maio de 2020 até janeiro de 2022.

“Sabemos da dificuldade econômica pela qual o Brasil passa, mas o SAAE, sem dinheiro para realizar os investimentos e as obras necessárias, não vai conseguir oferecer um bom serviço à população”, disse o superintendente Ernivan Fernandes Balieiro, que mencionou ainda a ajuda financeira feita pela Prefeitura à autarquia para pagamento de servidores, em dezembro passado, como exemplo das dificuldades enfrentadas.

PASSADO E FUTURO – Os novos valores das tarifas de água e esgoto começam a entrar em vigor a partir de agosto e chegar às contas dos usuários em setembro. Segundo os técnicos e o diretor da Agência, Carlos Roberto Gravina, para chegar a essa porcentagem de 21,63% foram levados em conta “tanto o passado quanto o futuro” – a inflação acumulada nos últimos três anos, de 22%, por exemplo, e os investimentos que o SAAE projeta em obras e melhorias no sistema de abastecimento de água e de coleta de esgoto.

A Resolução ARES-PCJ nº 411, que consolida o parecer e determina o reajuste tarifário, foi publicada ontem (6). Veja abaixo a nova bandeira tarifária de água e esgoto em Salto: