Nesta primeira semana de abril, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou os trabalhos de desassoreamento e limpeza das margens do Ribeirão Piraí, no trecho próximo ao ponto de captação de água. A medida faz parte das ações planejadas que visam o período de estiagem, caracterizado no Estado de São Paulo entre maio e setembro.
Uma grande quantidade de mato e detritos vegetais está sendo removida para que não interfira na capacidade de sucção das bombas. Simultaneamente, uma draga trabalha na retirada de lama e desassoreamento da calha do ribeirão.
Aproximadamente 800 metros de margens estão sendo limpos e desobstruídos para que o principal manancial de abastecimento de Salto mantenha a vazão, permitindo a captação e tratamento de sua água, mesmo com a provável queda de volume do Ribeirão nos próximos meses.
“Em 2024, o estado enfrentou uma forte seca e esse trabalho que estamos realizando visa melhorar o fluxo da água e aumentar o volume represado no Piraí para nos antecipar, dentro do que está ao nosso alcance, para reduzir possíveis impactos no período de poucas chuvas”, explica César Piva, superintendente do SAAE.