A Prefeitura de Salto publicou hoje o decreto de Estado de Emergência Hídrica, diante do impacto das altas temperaturas e do aumento no consumo de água, que afetaram diretamente o sistema de abastecimento do município.

A medida permite mais agilidade nas decisões administrativas e a adoção de ações emergenciais para garantir o abastecimento à população, seguindo o mesmo caminho de outros municípios paulistas que enfrentam a mesma situação.
Entre as ações anunciadas está a contratação imediata de mais 15 caminhões-pipa, que atuarão no atendimento às residências e no reforço dos reservatórios.
Também haverá reforço no atendimento do 0800 do SAAE, com ampliação de equipe e estrutura.
Como ação estrutural, a ETA Pedra Branca iniciará parte de sua operação já no começo do ano, com captação de água do Córrego Conceição.
Desde o dia 27, está em vigor o rodízio no abastecimento, medida técnica e temporária para preservação dos reservatórios e equilíbrio na distribuição de água.

Uma nova reunião será realizada nos primeiros dias de janeiro para avaliar os indicadores do sistema e a efetividade das medidas adotadas.
