ÁGUA: Comitê de Ações Hídricas faz balanço de medidas emergenciais do final de ano e projeta obras 

O Comitê de Ações Hídricas, instaurado em dezembro para tratar das questões de abastecimento de água em Salto, se reuniu novamente nesta segunda-feira, 5, na sede da prefeitura.

Neste segundo encontro do comitê, que é formado por autoridades dos poderes executivo, legislativo e do SAAE, foi realizado um balanço positivo das ações emergenciais executadas durante a última semana, incluindo os mais de 3 milhões e 200 mil litros de água enviados por caminhões-pipa para o suprimento de residências e reforço dos reservatórios que abastecem os bairros.

Ficou decidido que o rodízio de água aplicado a algumas regiões da cidade permanecerá até pelo menos sexta-feira, 9. Além dessas ações pontuais e de urgência, também foram abordadas na reunião do comitê, as obras de infraestrutura de curto, médio e longo prazo que vão garantir segurança hídrica sustentável à cidade.

Cinco dessas obras estão em diferentes etapas, com destaque para a Barragem do Piraí, com capacidade de armazenar até 10 milhões de litros futuramente, e para a construção em fase final da ETA Barnabé (Pedra Branca), cuja primeira fase será entregue em meados de fevereiro deste ano.

Com uma capacidade de tratamento, inicial, de 35 litros por segundo e de 100 litros por segundo quando estiver concluída, a ETA Barnabé representa a curto prazo um acréscimo de água que vai beneficiar, direta e indiretamente, toda o abastecimento da cidade, especialmente as regiões do Jardim das Nações e do Bela Vista.

O prefeito de Salto, Geraldo Garcia, destacou em sua fala que a formação do comitê é um esforço conjunto da Prefeitura e do SAAE com apoio da Câmara dos Vereadores para o encaminhamento de soluções que visam a ampliação e fortalecimento da capacidade de fornecimento de água à população saltense. O Comitê de Ações Hídricas se reunirá periodicamente para a discussão desse tema fundamental e que é tido como prioridade pela gestão.