Benefício que dá até 50% de desconto na conta está sendo estendido automaticamente a pessoas de baixa renda
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto implementou neste mês uma ação inédita no munícipio: a inclusão automática de centenas de famílias no programa de tarifa social, que concede descontos de 40 a 50% na conta de água e esgoto àquelas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com renda de até meio salário mínimo per capita ou, ainda, que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Essa concessão, que passou a vigorar já a partir das leituras de hidrômetros realizadas na primeira quinzena de janeiro, acontece através da integração do sistema de dados da autarquia com o sistema federal de dados do CadÚnico – assim, o titular da ligação não precisa mais vir ao SAAE, como acontecia antes, para comprovar que se enquadra nos critérios de acesso à tarifa mais barata: o abatimento na conta de água acontece automaticamente, de acordo com a faixa de consumo da residência.
O total de famílias beneficiadas em Salto passou, neste primeiro momento, de 781 para 1283. A meta do SAAE é ampliar ainda mais o programa, chegando ao longo das próximas semanas às cerca de 3.000 famílias da cidade que, segundo levantamento do Departamento Comercial da autarquia, têm direito à tarifa social de água e esgoto.
“É um gesto importante do SAAE, que segue a lei e demonstra o nosso compromisso com a comunidade saltense, em atender a todos com um saneamento acessível”, explicou o superintendente César Piva.
“Em setembro do ano passado aplicamos um reajuste de 15%, depois de dois anos sem aumento na conta de água, e que apenas corrigiu a inflação do período, do encarecimento dos insumos de tratamento e energia elétrica; agora, em contrapartida, concedemos ativamente esse desconto às famílias mais carentes de Salto pensando também no direito delas de acesso aos serviços de água e esgoto”.

