Mananciais seguem estáveis e população tem ajudado no enfrentamento da estiagem

SAAE de Salto
ETA do Bela Vista segue com ritmo de tratamento que permite manter a fase azul do plano

O SAAE de Salto tem mantido monitoramento constante dos ribeirões Piraí e Buru, cujos níveis têm se mantido estáveis nas três primeiras semanas de julho, permitindo à autarquia manter a fase azul do Plano de Racionamento iniciado em 1º de julho. “Tivemos uma pequena queda do nível dos ribeirões nesta semana, sem impacto no nível de água coletado para tratamento. Mas é preciso frisar: a participação do povo na economia de água tem ajudado diretamente no enfrentamento da estiagem”, explica Ernivan Balieiro, superintendente.
O SAAE continua retirando em média 320 litros de água por segundo do Ribeirão Pirai, que são enviados à ETA do Parque Bela Vista, para tratamento e distribuição a 85% da população de Salto.
Já no Ribeirão Buru a média tem se mantido em 65 litros por segundo captados para tratamento na ETA do João Jabour. Essa água abastece os bairros da região Noroeste da cidade.
O SAAE mantém a população diariamente informada das ações em andamento, visando diminuir ao máximo o impacto na rotina das pessoas, que informadas antes, podem se preparar.
Comunicação – As informações do SAAE são divulgadas nos seguintes canais:
Site: www.saaesalto.sp.gov.br
Redes sociais: SAAE Salto.
Telegram: SAAE Salto.
Telefones 4602-6370 ou pelo whats app 9 9984-3028.
Esses canais permitem ao cidadão se informar sobre o horário de volta de água ao seu bairro, informar ao SAAE eventuais vazamentos de água em suas redes e até abusos de desperdício de água.
O SAAE reforça que está prevista a aplicação de multa de 1/3 do salário mínimo em quem for flagrado desperdiçando água.

Quando pode ser adotada a fase amarela?

O plano de Salto pode ser adequado a qualquer momento, conforme a realidade. O SAAE diz que a fase amarela será adotada apenas se a captação no Ribeirão Piraí baixar para 250 litros por segundo e a do João Jabour para 55 litros por segundo.
Nesta fase está previsto 12 horas de fornecimento de água e 12 horas de suspensão, nos quatro grupos de bairros criados.
Faça sua parte! Economize água!