Estiagem persiste e SAAE adota fase vermelha do racionamento de água

Estiagem em Salto persiste e SAAE amplia racionamento

O SAAE de Salto, em coletiva à imprensa na quarta-feira, na Sala Paulo Freire, confirmou a adoção da Fase Vermelha do Plano de Racionamento de Água, em vigor desde o início de julho. A medida foi tomada, segundo o prefeito Laerte Sonsin Júnior, o vice-prefeito Edemilson Santos e o superintendente Ernivan Balieiro, devido às chuvas escassas e muito abaixo do mínimo esperado.
A medida tomada pela comissão técnica do SAAE que monitora o racionamento, deve-se ao fato de os dois mananciais que atendem a cidade estarem com um nível muito abaixo do mínimo previsto para esta época do ano, devido às chuvas insuficientes de novembro. O volume esperado para novembro não ocorreu. Há a expectativa de que chova mais em dezembro, porém, o volume total do ano dificilmente corresponderá a 50% do total registrado em 2020.
O SAAE, com a decisão, atenderá os dois grupos de cada ETA (Bela Vista e João Jabour) com 12h de água e suspensão do abastecimento por 36h seguidas. É possível que o tempo seja alterado, conforme o momento, seja para liberar água mais cedo caso haja condições ou para suspensão do fornecimento, caso a situação se agrave. “Quando eu tenho mais água na captação e no tratamento e tenho os reservatórios cheios, é óbvio que vamos liberar a água antes porque não temos como reservar”, frisou Ernivan Balieiro.
O SAAE segue monitorando os mananciais e usando água de lagoas ou cavas de extração de areia, para reforçar os pontos de captação.
Além disso, o SAAE segue com suas equipes a postos e aperfeiçoando todo o sistema para conseguir otimizar a atuação o máximo possível.
O prefeito Laerte, por sua vez, além de ressaltar o empenho do SAAE, pediu à população que economize água, que invista na instalação de reservatórios em suas residências, para que os impactos sejam os menores possíveis.
Ele acrescentou ainda as ações em desenvolvimento, como parceria com o Estado para a construção da ETA Pedra Branca, na região próxima ao Piraí, para tratar e distribuir a água da Fazenda Conceição.
Por fim, citou a ação do Consórcio do Piraí, com parceria estadual, para a construção da Barragem que atenderá a região. “Além disso, já temos uma draga pronta para atuar assim que o Piraí tiver nível mais alto e permita a dragagem do seu leito”, ponderou.
Contatos: Fale sempre com o SAAE por meio do telefone 0800-7796-300 ou pelo whatsapp: 11 9 9984-3028 e acompanhe os informes diários do SAAE no canal do Telegram SAAE SALTO ou em seu site e nas redes sociais:

www.facebook.com/SAAESalto e também www.instagram.com/SAAESalto. Coletiva à imprensa informou a situação da água e pediu a colaboração da população para economizar e instalar reservatório em seus imóveis

A.I.SAAE