FILTRO NOVO DA ETA JOÃO JABOUR JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

Mais moderno, equipamento vai ajudar a estabilizar o abastecimento de água da região noroeste

Foi concluída na última quarta-feira (9 de março) a reforma de um dos quatro filtros da ETA João Jabour, que abastece a região noroeste do município. Com a obra, a estação vai aumentar a sua capacidade de tratamento e distribuição de água para 90% – antes a sua eficiência estava em 70%.

O novo filtro é mais moderno e possui maior capacidade de vazão. Não foi, portanto, uma mera substituição, mas uma melhoria no sistema. “O nosso objetivo agora é avançar com novos projetos e obras para melhorar os equipamentos de tratamento, tais como decantadores, floculadores e de retrolavagem, visando sempre melhorar o abastecimento de água de nossa cidade”, afirmou o superintendente da autarquia Ernivan Fernandes Balieiro.

A reforma do filtro vai ajudar a estabilizar o abastecimento dos bairros Zuleika Jabour, Vila Martins, Jardim Nova Era, Buru, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Moradas São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Lageado, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Terra de Santa Isabel, Jardim América, Vila dos Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.

Galeria de fotos:

O complexo serviço foi concluído dentro do prazo previsto pelo SAAE. Teve dentre as várias etapas, resumidamente, a desmontagem total e remoção do filtro antigo; o lixamento das paredes e nova pintura; duas concretagens completas: do fundo do novo filtro e, depois, sobre os blocos confinados já montados; e sucessivas retrolavagens, no final, para a limpeza do material eventualmente impregnado na areia e no carvão ativado, essenciais na filtragem.

O SAAE aguarda agora a aprovação da Câmara de Vereadores do Projeto de Lei protocolado em 25 de fevereiro pela Prefeitura, de um aporte financeiro de R$ 2.840.000,00 à autarquia. Uma parte desse recurso será destinada para a reforma dos outros três filtros da ETA João Jabour que apresentam hoje diferentes graus de ineficiência devido ao longo período de uso.