SAAE REALIZA OBRAS DE SETORIZAÇÃO PARA COMBATER PERDAS E MELHORAR ABASTECIMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realiza na manhã desta segunda-feira (29) uma obra de setorização no bairro Santa Cruz. Interconexão de redes antigas com novas e testes em registros serão feitos com objetivo de melhorar a pressurização e a fluidez da distribuição de água na região, diminuindo os gargalos e as chamadas pontas secas e permitindo, por exemplo, que reparos sejam feitos de maneira mais localizada, sem a necessidade de interromper o abastecimento de vários bairros.

A intervenção acontecerá na Avenida Rangel Pestana, em uma interligação localizada no cruzamento com a Avenida Marques Barbacena e a Rua Bernardo Pereira de Vasconcelos. Segundo a empresa contratada para o serviço, a previsão é que ele dure das 9 às 14 horas, e deve haver instabilidade no abastecimento durante esse período. Amanhã (30) será a vez da Rua Luiz de Brito e Almeida, no Jardim Arco-Íris, receber a melhoria, na altura do cruzamento com as ruas Antônio de Fernando de Abreu e Francisco de Abreu, com o mesmo horário de início e término – das 9 às 14 horas.

Obras de setorização semelhantes a essas vão ser realizadas em toda a cidade como parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água, que prevê ainda a instalação nos próximos meses de 14 macromediadores em pontos estratégicos de Salto e de quatro unidades de telemetria, que conseguirão determinar, a partir do cruzamento de informações, o perímetro em que perdas e baixa pressão estão ocorrendo, seja por vazamentos ou fibrocimento da tubulação (incrustações que diminuem com o tempo a vazão de água), seja por ligações inativas ou clandestinas (as chamadas perdas aparentes).

Essas ações conjuntas garantirão uma maior eficiência e regularidade da distribuição de água potável em Salto. Seguindo o Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado em 2021, a meta do SAAE é diminuir o índice de perdas dos atuais 38,40% para 20% até 2040. Para a implantação de todo o sistema será investida uma verba de R$ 2.752.076,58, obtida junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) após aprovação do projeto apresentado pelo SAAE ao Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). A autarquia complementará esse valor com R$ 1.348.156,70, como contrapartida, em um investimento total de R$ 4.100.233,28.