VAZÃO DO PIRAÍ CAI, E RODÍZIO É ESTENDIDO A TODA A CIDADE DE SALTO

O Ribeirão Piraí, manancial que abastece cerca de 85% de Salto, também tem sofrido com a prolongada estiagem dos últimos meses. O monitoramento feito pelo SAAE mostra uma queda gradativa dos seus níveis, o que tem causado prejuízos à captação e torna, neste momento, insustentável o abastecimento pleno de todos os bairros e em tempo integral.

Dessa forma, para que haja previsibilidade na distribuição e para que uma região não sofra mais que outra com faltas de água, a autarquia decidiu no final da tarde de ontem (29) implantar o abastecimento por turnos, em esquema de rodízio, também às manchas atendidas pela ETA Bela Vista, e estender assim o racionamento de água a toda a cidade de Salto.

O SAAE tem bombeado água das cavas que ficam ao lado do manancial e tem recebido reforço de Indaiatuba desde julho, com a abertura das comportas de um lago na Fazenda Vassoural,  para que chegue a montante até o Piraí. Essas medidas permitiram adiar o início do rodízio por algumas semanas, mas a estiagem (choveu apenas 33,9 milímetros em agosto até agora), somada ao alto consumo, fez com que a demanda geral se tornasse maior que a capacidade de oferta de água. A régua presente na barragem de captação do Piraí apontava hoje 40 centímetros abaixo do que seria o volume normal.

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO – A região atendida pela ETA Bela Vista foi dividida em dois grupos, D e E, que serão abastecidos alternadamente a partir desta terça-feira – 24 horas com água, 24 horas sem. Os horários de abastecimento de cada bairro e o grupo a qual pertencem podem ser conferidos nos boletins (ver imagens), que serão divulgados periodicamente nas redes sociais do SAAE e no site www.saaesalto.sp.gov.br. O Plano de Rodízio, Contingência e Racionamento, com vigência até 31 de outubro em Salto, está disponível no site www.saaesalto.org.

ECONOMIA E FISCALIZAÇÃO DE DESPERDÍCIO – O SAAE reforça à população a necessidade de economia e do uso consciente da água, utilizando-a apenas nas atividades realmente essenciais. Outra recomendação da autarquia é a instalação de caixas d’água nas residências que ainda não a possuem.
As equipes de fiscalização do SAAE fazem rondas pelos bairros e a multa por desperdício é de R$ 717. Todo munícipe que flagrá-los pode comunicar ao SAAE pelo telefone 9 6192-7808 (disque-denúncia) ou 9 9984-3028 (WhatsApp), de preferência com vídeo ou foto da infração.

O telefone para emergências é 0800 7796 300.