SAAE COLOCA EM FUNCIONAMENTO NOVO RESERVATÓRIO APÓS CONCLUSÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AO RESIDENCIAL MADRE PAULINA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) terminou na última quarta-feira, dia 7, as obras que interligaram a rede de distribuição de água do reservatório Novo São Pedro, de 600 mil litros, à rede do bairro Madre Paulina, na região sudoeste de Salto. Até então abastecido apenas pelo reservatório Jurumirim, o residencial vinha apresentando dificuldades de pressurização, principalmente em períodos de racionamento.

O novo reservatório, que já está com o sistema de telemetria ativado para controle remoto, fornecerá água por uma distribuição direta ao Madre Paulina, que fica na ponta de uma longa rede e por isso acaba sofrendo mais que os outros com as interrupções. Essa nova interligação vai aumentar a velocidade de pressurização do residencial, sobretudo na retomada do abastecimento.

O trabalho durou quinze dias e foi projetado e executado por trabalhadores e equipamentos próprios do SAAE. Foram utilizados cerca de 400 metros de tubos e em parte da obra foi possível aplicar o chamado método não-destrutivo (MND), que dispensa a escavação por máquinas. Todas as valas abertas para passar a tubulação já foram fechadas.

OUTRAS OBRAS – A interligação da rede do Novo São Pedro até o Residencial Madre Paulina é mais uma das obras que o SAAE vem realizando para melhorar o sistema de abastecimento de Salto, da captação nos mananciais à distribuição de água tratada aos imóveis.

Para o mês de setembro está prevista a instalação de um gerador de energia na estação de captação do Piraí, o que permitirá manter as bombas funcionando mesmo com instabilidades e quedas na eletricidade. A empresa vencedora da licitação está atualmente preparando o local onde o gerador vai ficar, a sua base de assentamento.

Outra obra que está sendo realizada é a troca dos filtros da ETA João Jabour, responsável por abastecer a região noroeste. A expectativa é que a vazão de água tratada da estação chegue à sua capacidade nominal, de 80 litros por segundo.

Reservatório do Novo São Pedro, de onde o Residencial Madre Paulina receberá reforço no abastecimento