SAAE INSTALA GERADORES DE ENERGIA NA ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DO PIRAÍ

Fonte alternativa tem o objetivo de garantir que sucção da água não seja interrompida             por problemas na rede elétrica principal

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto iniciou nesta semana a instalação de dois geradores de energia na estação de captação de água do Ribeirão Piraí. Cada um deles com autonomia para 5 horas de fornecimento, os geradores trifásicos, de 500 kVA e motor a diesel, possuem acionamento automático no caso de oscilações ou quedas de energia elétrica da rede principal.

A instalação desses geradores é uma providência tomada pelo SAAE para evitar ao máximo que imprevistos forcem a interrupção do abastecimento pelo manancial, responsável pela água que chega a cerca de 85% dos imóveis de Salto. Em 23 de agosto passado, por exemplo, picos e quedas abruptas de energia após pane elétrica em um poste causaram a paralisação da casa de bombas por várias horas, o que desequilibrou os níveis dos reservatórios e trouxe prejuízos à distribuição, já complicada pela estiagem.

Os geradores chegaram na quarta-feira (21) à estação de captação e estão sendo instalados pela empresa contratada pelo SAAE para a execução da obra, o que incluiu a construção da base de assentamento dos equipamentos. Todas as dependências da estação vão receber também reformas e pintura nova.

RECURSOS – A verba utilizada na aquisição e instalação dos geradores é oriunda do duodécimo devolvido pela Câmara de Vereadores à Prefeitura de Salto, no início deste ano, com a indicação de uso para melhorias no abastecimento de água do município.