CAPTAÇÃO DO PIRAÍ SERÁ INTERROMPIDA NESTA TERÇA (18) PARA A CONCLUSÃO DA INSTALAÇÃO DE GERADORES

O SAAE informa que a captação de água do Ribeirão Piraí será paralisada na manhã desta terça-feira (18) para que seja terminada a instalação dos geradores de energia na estação, com a ligação dos equipamentos ao sistema. A previsão é que essa última etapa do trabalho dure das 8 às 14 horas e a equipe de manutenção elétrica e mecânica da autarquia aproveitará a parada das máquinas para realizar também uma manutenção preventiva, com a troca de alguns cabos de alimentação da cabine primária até os painéis de acionamento dos motores. Ainda será feita a manutenção e revisão dos componentes das bombas.

Por causa dessa parada e do tempo de pressurização após a retomada da captação, vai haver instabilidade e interrupções do fornecimento de água aos bairros atendidos pela ETA Bela Vista nesse período. O SAAE realizará manobras para que o impacto no abastecimento seja o menor possível e recomenda aos moradores que façam reserva em suas caixas d’água.

PREVENÇÃO CONTRA INSTABILIDADES E PANES – Os dois geradores de 500 kVA que estão sendo instalados na estação de captação do Ribeirão Piraí são acionados automaticamente sempre que ocorrem oscilações ou quedas de energia elétrica. A providência de instalá-los foi tomada pelo SAAE para evitar que imprevistos levem à interrupção do abastecimento público pelo manancial, responsável pela água que chega a cerca de 85% dos imóveis de Salto.

O investimento feito para a aquisição e instalação dos geradores foi de R$ 837.500,67. Desse montante, R$ 197.500,67 foram aplicados pelo SAAE e R$ 640.000,00 são provenientes do duodécimo devolvido pela Câmara de Vereadores à Prefeitura de Salto, com a indicação de ser utilizado na aquisição dos equipamentos. Além do fornecimento e instalação, a empresa contratada para o serviço também construiu a base de assentamento dos geradores e oferecerá o suporte técnico.