RESERVATÓRIO DO PANORAMA É FECHADO PARA A INSTALAÇÃO DE MACROMEDIDORES NESTA TERÇA (25)

O SAAE informa que precisou interromper na manhã desta terça-feira (25), por volta das 9h30, o abastecimento dos bairros Panorama, Porto Seguro e Nair Maria para a instalação de macromedidores na saída e entrada do reservatório de água que os abastece. O serviço está sendo executado por uma empresa terceirizada e faz parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água da autarquia, que prevê, além destes, a instalação de mais 12 macromedidores em pontos estratégicos da cidade e unidades de telemetria, que conseguirão determinar os locais em que as perdas e baixa pressão estão ocorrendo.

A previsão é que o serviço seja concluído até as 15 horas. A partir desse horário, a água deve retornar gradativamente às torneiras dos imóveis da região, conforme a sua localização – se num ponto mais baixo ou mais alto do bairro – e a velocidade de pressurização da rede em cada trecho. O SAAE recomenda que os moradores usem com prudência a água que ainda têm reservada em suas caixas e, em caso de emergências, liguem para o telefone 0800 7796 300 ou enviem mensagem de texto para (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

SETORIZAÇÃO E COMBATE ÀS PERDAS – Semelhantes a hidrômetros comuns, mas com um diâmetro e capacidade de vazão maiores, os macromedidores permitem calcular a quantidade de perdas em um percurso a partir da diferença entre a água que passa por seus sensores e a que é registrada depois pelos hidrômetros dos imóveis (micromedidores).

A empresa contratada pelo SAAE também está atualizando a setorização do município, o que vai melhorar a fluidez da distribuição de água com a diminuição dos gargalos e as chamadas pontas secas. Essas ações conjuntas garantirão uma maior eficiência e regularidade da distribuição de água potável em Salto.

METAS E INVESTIMENTO – Seguindo o Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado em 2021, a meta do SAAE é diminuir o índice de perdas dos atuais 38,40% para 20% até 2040. Para a implantação de todo o sistema será investida uma verba de R$ 2.752.076, 58, obtida junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) após aprovação do projeto apresentado pelo SAAE ao Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). A autarquia complementará esse valor com R$ 1.348.156,70, como contrapartida, em um investimento total de R$ 4.100.233,28.