SAAE RESOLVE PROBLEMA QUE ESTAVA CAUSANDO DESABASTECIMENTO NO NAIR MARIA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) solucionou no início da madrugada da última quarta-feira (2), Dia de Finados, o problema que estava gerando desabastecimento generalizado na parte alta do bairro Nair Maria, em Salto. O problema foi percebido pelo grande número de reclamações de falta d’água registrado nos canais de atendimento da autarquia, 73 no total, desde o dia 26 de outubro, data em que a região deveria estar sendo abastecida segundo o cronograma de rodízio.

Servidores das equipes Operacional, de Manutenção e de Fiscalização do SAAE, em força-tarefa, empregaram durante uma semana diversos métodos para encontrar o ponto exato da rede que impedia a passagem da água, enquanto caminhões-pipa eram enviados para garantir o abastecimento básico dos moradores. Uma varredura minuciosa foi feita no bairro já a partir do início das queixas, com o uso de detector de metais e geofonamento, capaz de identificar vazamentos ocultos na tubulação, além de sondagens com escavação. Também foram feitos ajustes que aumentaram a potência das bombas e seguidos testes de pressão, de rua em rua.

Na final da tarde da última terça-feira (1), então, um trecho da rede construída como contrapartida por um empreendedor na Avenida Remigio Dalla Vecchia, há cerca de seis anos, foi identificado como o causador do transtorno. Uma interligação defeituosa, realizada de um jeito pouco convencional pela empresa contratada para o serviço, fazia com que a água tivesse dificuldade em passar por aquele ponto, formando uma espécie entroncamento, de bolsão de ar na rede.

O SAAE desmontou toda a ligação e instalou peças novas no local, da maneira correta, o que imediatamente fez com que a água chegasse, e continue chegando, com boa pressão às torneiras das casas. Durante a operação a autarquia aproveitou para fazer uma setorização parcial do bairro, com a colocação de novos registros e a descoberta de registros antigos, que estavam aterrados.

“Os chamados constantes da população, com o endereço completo em que a água não estava chegando, foram fundamentais diante da alta complexidade do problema, que é difícil de ser detectado devido à falta de sinais externos – diferente dos vazamentos, por exemplo”, destacou Ernivan Balieiro, superintendente do SAAE. “Gostaria de parabenizar sobretudo os nossos servidores, que se empenharam dia e noite e madrugada adentro para que a água voltasse o mais rápido possível ao Nair Maria”, concluiu.