ETA JJ: RESERVATÓRIOS DA REGIÃO NOROESTE ESTÃO RECUPERANDO NÍVEIS PARA RETORNO DA DISTRIBUIÇÃO

A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour voltou a tratar e distribuir água para os reservatórios que abastecem a região noroeste de Salto à 1 hora e 47 minutos da madrugada desta sexta-feira (30), levando água a algumas localidades.

No final da manhã, no entanto, antes que toda a região fosse reabastecida, uma ineficiência foi percebida nas bombas dosadoras de produtos químicos, consequência ainda da exposição dos equipamentos à água, o que fez com que a ETA João Jabour precisasse ser parada novamente por algumas horas. Esses produtos são responsáveis pelos processos de coagulação e alcalinização, essenciais no processo de tratamento. O SAAE adquiriu e instalou uma bomba dosadora substituta e uma empresa terceirizada fez a manutenção da outra.

A ETA João Jabour voltou a operar normalmente no final da tarde de hoje, com seus quatro módulos de decantação, floculação e filtragem e também com a retrolavagem. Os reservatórios que abastecem a região noroeste estão neste momento sendo abastecidos para que depois seja feita a distribuição aos imóveis.

O abastecimento dos bairros vai se restabelecer gradativamente ao longo da noite e madrugada. A água vai demorar mais ou menos tempo pra voltar efetivamente às torneiras dos imóveis de acordo com a sua localização – se em um ponto alto do bairro ou no final da rede – e do tempo de pressurização da rede de distribuição em cada trecho.

O SAAE pede que os moradores façam reserva de água que chegar em suas caixas e a usem com prudência, apenas nas atividades realmente essenciais, pois a vazão de água da ETA ainda está reduzida devido aos problemas enfrentados. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

MOBILIZAÇÃO – Dezenas de servidores do SAAE montaram uma verdadeira força-tarefa durante todo o dia de ontem, noite e madrugada de hoje no trabalho de limpeza e reparo da estação.

Houve a remoção de centenas de quilos de lama e detritos, como galhos de árvore, trazidos pela enchente; a parte mais complexa do serviço, no entanto, foi a desmontagem e recuperação dos equipamentos avariados pela água, entre eles as bombas de captação e as dosadoras.

A galeria em que a água tratada fica armazenada antes de seguir para os reservatórios foi completamente esvaziada e passou por uma higienização; manutenções e reparos também foram feitos nas cabines elétricas e nos painéis de acionamento atingidos.

O SAAE agradece o empenho e dedicação dos seus servidores para o restabelecimento rápido da ETA diante da complexidade e tamanho dos danos causados pela inundação, nunca vista nesse volume.

Agradece também o apoio da Guarda Civil Municipal, da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e da Prefeitura de Salto através da Secretaria de Meio Ambiente, de Obras, de Ação Social e Cidadania e de Esportes, pelo apoio e trabalho conjunto em diferentes momentos da operação.