SAAE FEZ 1.140 TROCAS DE HIDRÔMETRO EM 2022

Com o passar do tempo e o desgaste natural de suas engrenagens e sensores, os hidrômetros deixam de registrar o volume real de água consumida e por isso precisam ser trocados. Segundo a Portaria n° 246/00 do INMETRO, a precisão dos hidrômetros deve ser verificada em um prazo não superior a 5 anos, a partir do qual é recomendada a sua substituição.

O SAAE REALIZOU AO LONGO DO ANO DE 2022 A TROCA DE 1.140 HIDRÔMETROS EM SALTO, muitos deles devido ao tempo prolongado de uso e problemas na medição. A substituição é feita gratuitamente e traz vantagens também para o usuário: hidrômetros novos são mais sensíveis a pequenas vazões, o que facilita a detecção de vazamentos ocultos que podem encarecer a conta de água e, a longo prazo, trazer danos até mesmo estruturais ao imóvel. Somente funcionários do SAAE têm autorização para remover o lacre de segurança e instalar, manusear ou trocar um hidrômetro, e não precisam da autorização do usuário para isso. Pelo contrário: segundo o artigo 107 da Resolução n° 336 da ARES-PCJ, é infração passível de multa “o impedimento à execução de serviços de manutenção do cavalete e hidrômetro”.

Os dois números finais do ano de fabricação podem ser verificados no corpo do hidrômetro, geralmente entre pares de letras. Para solicitar a troca ou outros serviços, como a avaliação de um possível defeito no aparelho ou a sua mudança de lugar, o usuário deve entrar em contato com o SAAE de Salto pelo telefone 0800 7796 300, (11) 4602-6370 ou ainda (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).