RESERVATÓRIO DO JARDIM CIDADE RECEBERÁ MACROMEDIDOR E NOVOS REGISTROS NA TERÇA (23); ABASTECIMENTO SERÁ INTERROMPIDO

Interrupção no abastecimento se estenderá da manhã até final da tarde; SAAE recomenda aos moradores que façam reserva e uso prudente da água

Reservatório elevado do Jardim Cidade, com capacidade para 250 mil litros de água

O reservatório elevado do Jardim Cidade (Siemens) terá que ficar fechado por cerca de 10 horas na próxima terça-feira, 23 de maio, para obras que fazem parte da Ação de Combate a Perdas e Setorização, em andamento em Salto.

Quatro novos registros de manobra e um macromedidor serão interligados nas adutoras de saída do reservatório, que recebe água da ETA Bela Vista e tem capacidade para armazenar até 250 mil litros. A previsão da empresa responsável pelas obras é que a instalação do conjunto de equipamentos seja iniciada às 7 da manhã e concluída até as 17 horas.

O objetivo dessas intervenções é trazer mais eficiência ao sistema de abastecimento e permitir, por exemplo, que paradas para manutenções sejam mais localizadas, além de mapear com maior precisão as áreas com índices elevados de perdas – tanto por vazamentos na tubulação quanto aquelas decorrentes de ligações inativas ou fraudulentas.

Quatro novos registros de manobra e um macromedidor serão interligados nas adutoras de saída do reservatório, que recebe água da ETA Bela Vista e tem capacidade para armazenar até 250 mil litros. A previsão da empresa responsável pelas obras é que a instalação do conjunto de equipamentos seja iniciada às 7 da manhã e concluída até as 17 horas.

Durante a maior parte do dia, portanto, haverá interrupção no abastecimento dos bairros Santa Marta I, II e II, CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, no Núcleo Industrial Alert e adjacências.

O SAAE recomenda que os moradores dessa região armazenem água em suas caixas e a utilizem com prudência ao longo do dia, apenas nas tarefas realmente essenciais. Emergências poderão ser informadas à autarquia pelo telefone 0800 7796 300.

Macromedidores medem perdas a partir da diferença do que sai dos reservatórios e a soma do consumo dos hidrômetros (Foto – SAAE Salto)

SEDE E NAÇÕES – Simultaneamente às obras no reservatório do Jardim Cidade, outras ações de combate a perdas de água e setorização estão sendo realizadas em Salto. Na segunda-feira (22) haverá mais uma etapa das interligações que vão dividir o abastecimento do bairro Jardim das Nações em duas manchas, equilibrando a pressurização da rede e a fluidez da distribuição de água nas partes baixas e altas da região.

Nos reservatórios elevado e semienterrado da Sede, na Rua 9 de Julho, no centro, está em progresso a construção das caixas de alvenaria enterradas que abrigarão mais quatro macromedidores – de 150, 200 e dois de 300 milímetros de diâmetro.

Semelhantes a hidrômetros comuns mas com tamanho e vazão maiores, macromedidores são aparelhos que permitem calcular a quantidade de perda de água a partir da diferença entre o que passou por seus sensores, na saída dos reservatórios, e o consumo que é registrado depois na soma dos hidrômetros dos imóveis (micromedidores) em um determinado perímetro. Isso possibilita a tomada de ações mais efetivas para enfrentar o problema.

Ao todo, quatorze macromedidores estão sendo instalados em Salto desde o ano passado e, no tocante à setorização, aproximadamente 5.000 metros de tubos em bairros como o Santa Cruz, Villagio do Conde e no Jardim das Nações.

Passagem da tubulação que vai melhorar o abastecimento do Nações e região, em março

 

#CRNações #abastecimento #interuupção #SAAESalto