SIPAT CHEGA AO 4º DIA COM PALESTRA SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT

 

A 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do SAAE recebeu nesta quinta-feira (22) o coach e analista comportamental Leonardo Vinícius Ferreira Guimarães, que falou aos servidores sobre as principais causas do esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho, mais conhecido como burnout, e as maneiras de evitá-lo.

Citando o aumento de casos no Brasil, 2º lugar no ranking global de incidência da síndrome atrás apenas do Japão, Leonardo mencionou os motivos mais comuns que levam ao quadro, como o excesso de horas trabalhadas, falta de autonomia e sobrecarga de tarefas. Falou também da importância de se autoavaliar honestamente para perceber a tempo os sintomas emocionais e físicos que indicam o início do esgotamento: estresse crônico, sentimento de incapacidade e mudanças repentinas de humor estão entre eles.

A prática de esportes e momentos de desligamento total das obrigações foram algumas dicas de Leonardo para prevenir a doença, além da procura de ajuda profissional, psiquiátrica e psicológica, nos casos mais severos.

A palestra foi bastante proveitosa e acolheu um bom público neste penúltimo dia da SIPAT, que prosseguirá amanhã com o tema ‘Risoterapia – no stress’. Na atividade será tratado sobre o efeito do riso na química do cérebro e maneiras mais bem humoradas de enfrentar o cotidiano.