Construção do Reservatório Donalísio entra em nova etapa

Equipamento terá capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água tratada               

Chegaram nesta semana as placas de aço carbono que vão compor a estrutura do reservatório de água que está sendo construído em Salto, na esquina da Rua 9 de Julho com a Rua Lírio, marcando o início de uma nova etapa da obra: a de montagem do equipamento.

As placas foram descarregadas junto a outras peças e acessórios da caixa d’água, que poderá armazenar até 1 milhão de litros. Antes de serem transportadas ao canteiro de obras, elas passaram por uma pintura protetiva contra corrosões e oxidação.

O superintendente do SAAE, Alison Bressiano, e o engenheiro Thales Barbosa de Brito, do Departamento de Engenharia Técnica, estiveram hoje (2) .no local para vistoriar os materiais e o progresso da obra, cujo passo seguinte é a soldagem de suportes onde o fundo circular do reservatório será parafusado na fundação de concreto.

No decorrer das próximas semanas será possível acompanhar o novo equipamento ganhando forma e altura.

SEGURANÇA HÍDRICA – O Reservatório Donalísio terá 24 metros de altura separados em duas células: a de baixo, com 15 metros, poderá guardar até 700 mil litros e a superior, 300 mil. Essa divisão é feita para que a água no compartimento de cima adquira mais força por gravidade e seja direcionada àqueles locais da região com dificuldades de pressurização da rede.

Construída com verba da Prefeitura de Salto, a obra beneficiará com maior segurança hídrica os bairros Santa Lúcia, Porto Seguro, Jardim Donalísio, Independência I e II e Condomínio Esplanada, diretamente, e indiretamente toda a região central da cidade.