Comunicado SAAE: Falta de água em ruas do Centro

Desde o início da semana estamos recebendo relatos de moradores do Centro informando falta de água em sua casas. As ruas com maior incidência do problema foram a José Revel, a 23 de Maio, a Itapiru, a 7 de Setembro, a Expedicionários Saltenses e parte da Rua Rio Branco.

O SAAE esclarece que está atento à questão e trabalhando incansavelmente, em esquema de força-tarefa que envolve dezenas de servidores técnicos e operacionais, desde que as primeiras reclamações começaram a surgir.

– Uma ampla varredura na região foi iniciada já na segunda-feira (31). Com o auxílio de mapas da rede de abastecimento da região, todos os registros de água foram localizados e verificados por nossos servidores, sem que qualquer anormalidade, no entanto, fosse percebida neles.

– Simultaneamente às buscas, caminhões-pipa foram enviados para fazer o abastecimento de escolas, comércios e residências seguindo critérios de priorização como a existência de pessoas acamadas, crianças e idosos na casa.

– A extensa sondagem, que se estende sempre noite adentro desde então, concentrou-se em vazamentos de água que podem estar causando a súbita despressurização da rede em um perímetro bem específico, que abrange cerca de três quarteirões.

– Alguns vazamentos foram localizados e prontamente consertados, e outros mais estão sendo. Os principais até o momento são:

*Rua José Weissohn com a Rua 23 de Maio – executado ontem;

*Rua Rui Barbosa, altura do número 1679 – executado hoje;

*Rua Fagundes Varela, acima da Guarda Civil Municipal – localizado, em execução;

*Rua Monteiro Lobato: água limpa encontrada no poço de visita (PV) – procurando local do vazamento;

*Rua Rio Branco com a 24 de outubro: água limpa vista no PV – procurando o ponto exato do vazamento;

– Além dessas vistorias e diversas manobras – todas acompanhadas por seguidos testes de pressão nos hidrômetros, de casa em casa – estamos fazendo na tarde deste sábado adaptações para o abastecimento direto nos cavaletes, para encher as caixas mais rapidamente.

O SAAE, antes de tudo, lamenta profundamente os transtornos desta semana e continua empenhado na resolução de um problema que, por ter atingido uma rede muito antiga e repleta de ramificações feitas em diferentes épocas, impôs a todos nós dificuldades extras – diante das quais, no entanto, não cederemos até que o abastecimento de todos os lares da região esteja normalizado outra vez.

Estância Turística de Salto, 5 de agosto de 2023