Fiscais da CETESB inspecionam obras de combate a perdas em Salto

O SAAE recebeu nesta quinta-feira (24) três fiscais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que vieram verificar os macromedidores instalados na Ação de Combate a Perdas que está em andamento em Salto.

A inspeção faz parte do protocolo da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), de quem o SAAE obteve a maior parte do investimento para as obras – um aporte de R$ 3.101.404,70 com uma contrapartida de R$ 1.519.419,68.

A vistoria por amostragem foi acompanhada pelos engenheiros Thales Barbosa de Brito e Marcio Akamatsu, do Departamento de Engenharia Técnica do SAAE. Os técnicos da CETESB estiveram nos reservatórios apoiados e elevados do Jardim Santa Marta e do Sede, onde 7 dos 14 aparelhos foram instalados nas adutoras de saída de água, para medição. Também foram à Rua Turquia para a checagem de uma rede nova que setorizou o bairro.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NA DISTRIBUIÇÃO – Semelhantes a hidrômetros comuns, mas com diâmetros e vazão muito maiores, os macromedidores são imprescindíveis no combate a perdas ao indicar, por sistema de telemetria, a diferença entre a água tratada distribuída e a que é medida depois na soma dos hidrômetros de uma determinado perímetro, previamente setorizado.

Com esse diagnóstico, é possível direcionar com mais precisão as intervenções, sejam elas a troca de hidrômetros velhos, que apresentam leitura defeituosa, fiscalização de fraudes e a localização de redes com maior incidência de vazamentos.

MAIS AÇÕES – Através da Prefeitura de Salto, o SAAE encaminhará um projeto de financiamento ao Avançar Cidades, da Caixa Econômica Federal, para a instalação de mais 22 macromedidores na cidade, em sua maioria nos reservatórios da região noroeste e do Hospital.