SAAE instala dosadoras novas e mais modernas na ETA Bela Vista

Mais modernos, equipamentos vão aumentar eficiência da aplicação e refinar a qualidade do tratamento

O SAAE concluiu nesta quinta-feira (31) a instalação de quatro novas bombas dosadoras de cloro na ETA Bela Vista. De última geração e do tipo peristáltico, elas conseguem injetar com maior precisão, com maior refinamento a solução química na água.

As dosadoras foram adquiridas pelo SAAE como progresso tecnológico para aumentar a eficiência do processo de tratamento, seguindo as portarias de potabilidade, e elevar ainda mais a qualidade da água que é distribuída a cerca de 85% dos imóveis da cidade.

A entrada em funcionamento delas envolveu, antes, a instalação de um novo painel de acionamento, mais próximo ao laboratório de análises que o antigo, e o investimento em uma tubulação específica, de CPVC (cloreto de polivinila clorado), própria para evitar corrosões causadas pelo produto.

Toda a parte elétrica e hidráulica da instalação foram feitas pela equipe de manutenção do SAAE, que participaram de um treinamento oferecido pela empresa fabricante para entender a montagem, funcionamento e revisões dos equipamentos.

O cloro é utilizado em duas etapas do tratamento: para a eliminação de micro-organismos da água bruta, que chega do Piraí, e após a filtragem, para a desinfecção, antes de ser enviada aos reservatórios.

Duas das novas dosadoras ficarão como reservas, revezando eventualmente com as outras e prontas para serem acionadas em caso de manutenções sem que o processo de tratamento da água precise ser interrompido.