Outubro Rosa: SAAE promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Cerca de 35 servidoras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) receberam nesta quarta-feira, na sede administrativa da autarquia, orientações sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama.

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado ao tema, a palestra com o mote “Força que nos conecta, prevenção que nos abraça” foi proferida pela experiente enfermeira Nilce Carvalho Brandão, do Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISM) e há 32 anos na rede municipal de saúde de Salto.

Nilce destacou a importância do diagnóstico precoce no tratamento e cura da doença e o papel fundamental do autoexame, através do toque, nessa detecção rápida de nódulos ou alterações nos seios, uma vez que o câncer de mama costuma ser assintomático até que esteja em um estágio mais avançado.

A enfermeira fez questão de destacar a garra e o senso de proteção femininas na condução de diversas situações cotidianas, profissionais e familiares – qualidades que, orientou ela, devem ser levadas também para o enfrentamento dessa séria questão de saúde, que atinge 60 mil novas mulheres a cada ano. O dado é do Instituto Nacional de Controle do Câncer (INCA).

A palestra teve o uso de um manequim e seios customizados nas demonstrações do funcionamento mamário, para um melhor entendimento, e o depoimento espontâneo de servidoras que enfrentaram a doença. Ao final, todas receberam um folheto informativo sobre câncer de mama e um mimo: um par de brincos perolados.

ATENDIMENTOS – Segundo números da Secretaria de Saúde de Salto, mais de 5.800 exames de mamografia foram feitos na cidade desde janeiro de 2021. Somente em 2023, já são mais de 20 mil atendimentos de ginecologia nas unidades básicas de saúde (UBS) e 1.700 coletas de Papanicolau.