INCLUSÃO: Servidores do SAAE recebem treinamento na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Com o tema “Aprender Libras é Um Ato de Amor”, o SAAE iniciou ontem (12) uma capacitação voluntária dos seus servidores na Língua Brasileira de Sinais. O curso será ministrado ao longo de seis meses pelo nosso servidor do operacional Washington Ferreira de Sousa, que aprendeu Libras para se comunicar com um irmão surdo e agora transmitirá esse conhecimento aos colegas.

O objetivo do curso é ampliar a visão de todos sobre o assunto e oferecer inclusão às pessoas surdas que procurem o SAAE – que elas possam ter um atendimento respeitoso e eficiente.

Na aula inaugural, Washington pediu que cada um se apresentasse e explicou como funcionará a dinâmica e a didática do curso. Também demonstrou alguns dos principais gestos de Libras aos participantes – cumprimentos e palavras-chave – para a introdução do alfabeto e interpretação

Um grupo de WhatsApp foi criado entre os alunos, servidores de diversos departamentos da autarquia, para o esclarecimento de dúvidas, troca de ideias e indicações como o aplicativo ‘Hand Talk’, uma espécie de dicionário de Libras indicado aos participantes por Washington.