7 KM DE ADUTORAS: Salto receberá verba do PAC para melhoras no abastecimento de água

 

Foi assinado na manhã da última quarta-feira (4), na Prefeitura de Salto, contrato com a Caixa Econômica Federal para a aprovação de transferência de 7 milhões para obras 

Mais um passo importante foi dado nesta semana na direção de um sistema hídrico eficiente, capaz de acompanhar o crescimento populacional e levar mais água ao povo saltense.

Em reunião com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e com Eliseu Fernando Prudente Mota, superintendente executivo do governo, foi assinado pelo prefeito Laerte Sonsin Jr. e pelo superintendente do SAAE, Gilmar Souza dos Santos, o contrato para o provimento de 7 milhões de reais obtidos por Salto no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em seu eixo “Água Para Todos”.

O recurso foi concedido a Salto após apresentação pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em novembro de 2023, de um projeto para a instalação de 7 novos quilômetros de adutoras, inaugurando novos trechos e substituindo antigas redes que passaram a se mostrar insuficientes diante da maior demanda de água na cidade, que passou de 105 mil habitantes em 2010 para 134 mil em 2022, segundo o IBGE.

OBRAS – As adutoras levarão água para o Distrito Industrial Santos Dummont, onde será instalado um novo reservatório próximo ao prédio da Prefeitura, e também do Booster Telesi – reformado recentemente com bombas mais potentes – até o Reservatório Hospital, ampliando o diâmetro da tubulação e dobrando com isso a capacidade de transferência de água para o Jardim Celani, Central Parque, Jardim Elizabeth e região.

HISTÓRICO E ETAPAS – O SAAE Salto inscreveu a proposta em 09/11/2023, conforme processo seletivo Portaria MCID Nº 1.273, de 6 de outubro de 2023, referente a propostas para modalidades vinculadas às competências do Ministério das Cidades, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – o Novo PAC.

Com a assinatura do contrato, documentos técnicos serão analisados agora pela CEF; após essa etapa, então, será efetuada a licitação para a contratação de empresa terceirizada que executará as obras das novas adutoras.