O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através do superintendente Gilmar Souza dos Santos, apresentou nesta quarta-feira (18), na Sala Paulo Freire (CEC), um balanço das principais ações realizadas durante os anos de gestão, que durou de 2021 a 2024. Assim como outras secretarias, a prestação de contas e exibição dos trabalhos do SAAE no quadriênio ocorreram por convite do prefeito Laerte Sonsin Jr. e foi gravada em vídeo.
Obras como o novo Reservatório Donalísio, melhorias no sistema de abastecimento e das ETAs, os milhares de atendimentos e serviços feitos pelas equipes operacionais no período e o reequilíbrio financeiro do SAAE com a retomada do tratamento de esgoto foram alguns dos destaques da fala de pouco mais de 30 minutos do superintendente.
Ele agradeceu a oportunidade de comandar a autarquia por um ano e disse que muitos desafios de suprimento hídrico da cidade ainda precisam ser superados, o que já foi encaminhado com o início da nova ETA, a Pedra Branca, e de seis novos reservatórios de água, acrescentou o prefeito Laerte ao final.
RETOMADA DO TRATAMENTO DE ESGOTO E ALERTA – Laerte reconheceu os esforços de toda a equipe do SAAE e fez agradecimentos aos servidores da autarquia. Assim como Gilmar, ele enalteceu o legado financeiro e de legitimidade que foi a retomada do saneamento em sua totalidade após 28 anos, o que já permite investimentos fundamentais do município em infraestrutura hídrica. “Nem a Prefeitura nem o SAAE devem pagar nada à antiga concessionária de esgoto – nem um centavo de indenização”, alertou Laerte. O atual prefeito pediu que a população saltense e os servidores da autarquia fiquem bastante vigilantes quanto ao assunto.