Governo e SAAE usam novos dados para avnçar com trabalhos para o abastecimento de água

Os trabalhos para buscar melhorias emergenciais no abastecimento de água tiveram continuidade nesta sexta-feira, em nova reunião na sede do SAAE Salto.
O prefeito Geraldo Garcia, o superintendente do SAAE, César Piva, e diretores receberam os primeiros relatórios da empresa especializada em monitoramento e redução de perdas de água, contratada para realizar a abrangente sondagem que está em andamento para a identificação de problemas que possam estar afetando o abastecimento nos bairros Nair Maria e Panorama.
Cássio Caçula de Lima, diretor da empresa, e equipe de técnicos, apresentaram os dados colhidos ao longo da semana pelos dispositivos tecnológicos (dataloggers) que monitoram pressão e vazão de água em tempo real.
Com base nos dados, foram definidas novas ações e estratégias para a próxima semana. Entre elas:
Instalação de mais dispositivos para aumentar a precisão dos pontos com possíveis problemas.
Instalação de válvulas de escape (ventosas) na rede que liga a ETA Bela Vista até o Reservatório Panorama, para eliminar bolsões de ar que possam estar reduzindo a vazão de passagem da água pelas tubulações.
– Inspeções em PVs (poços de visita) de esgoto e nos finais da rede – as chamadas “pontas secas”.
CAPTAÇÃO NO PIRAÍ – Foi discutido também o andamento das medidas para potencializar a captação de água no Ribeirão Piraí, cuja outorga permite maior volume de retirada. Com apoio da CPFL e técnicos, serão realizados na próxima semana trabalhos para aumentar a capacidade elétrica dos painéis de energia e das bombas de sucção, com vistas à ampliar volume e pressão da água.
O Prefeito Geraldo Garcia afirmou, ainda, que além das visitas diárias ao SAAE que vem realizando desde o primeiro dia útil do ano, irá ocupar uma sala na sede da autarquia para acompanhar de forma ainda mais próxima os trabalhos.