OLHO NO FUTURO: Obras da Represa do Piraí são retomadas após liberação do IBAMA

Uma conquista para ser celebrada: a ordem de serviço para reinício das obras da Represa do Piraí, que terá capacidade para armazenar 10 bilhões de litros de água, foi assinada nesta terça-feira, dia 6 de maio, pelos prefeitos que compõem o CONIRPI – Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí: Geraldo Garcia (Salto), Custódio Tavares (Indaiatuba), Herculano Passos (Itu) e Noemi Bernardes (Cabreúva), atual presidente.

A retomada das obras acontece após intensa negociação encampada pelos prefeitos junto ao IBAMA e representa um avanço fundamental no planejamento de segurança hídrica de Salto e dos demais municípios que, juntos, reúnem aproximadamente 700 mil habitantes. A represa terá 3,5 km² e será vital para o suprimento futuro da nossa região, principalmente nos períodos de estiagem.

A cerimônia de assinatura aconteceu na Câmara de Vereadores de Cabreúva, durante a 2ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio. Além dos chefes do executivo, estiveram presentes a superintendente do CONIRPI, Vanessa Kuhl, técnicos de saneamento e autoridades políticas locais.

Para o superintendente do SAAE Salto, César Piva, a retomada das obras significa a vitória de uma batalha que muitos acreditavam estar perdida: “O empenho do prefeito Geraldo Garcia nesse processo está acontecendo desde o primeiro dia deste mandato e o resultado veio. Vamos acompanhar de perto o andamento desta nova fase e continuar estruturando o SAAE para termos total eficiência quando a represa for concluída e aumentar a capacidade hídrica de Salto”, analisou.